31 de março de 2014

Sob o ‘jugo’ dos julgamentos
por Débora Evangelista


A mente concreta é como uma ferramenta que auxilia você a selecionar, a lidar com as polaridades, ela é um dos atributos da inteligência. Permite comparações, analogias e também julgamentos. Existem estudos de que temos mais de 90.000 pensamentos durante o período de vigília. Você é chamado constantemente a participar de ‘histórias’, litígios, situações que causam muito desgaste e a maioria das vezes trazem algum tipo de jurisprudência para o seu sistema mente – emoção - corpo físico. O recado para este período - onde o diálogo mental pode tornar-se excessivo – é de que você adote uma posição impessoal, menos identificada diante das situações evitando julgamentos e buscando uma visão ampliada. Esta postura não significa deixar de ter empatia ou solidariedade, mas significa entender que não precisa ser o legislador de todas as causas. Já diz o ditado popular que “quem muito julga, também é julgado”. Esta máxima tem um valor libertador, pois quando você libera o outro do ‘jugo’ de seu julgamento, também se liberta das amarras mentais que o prendiam à pessoa ou situação. Ao entender que você habita em um planeta onde os mais diversos níveis de consciência se relacionam e buscam unidade através da diversidade, então o silêncio e o amor podem caminhar abrindo caminhos de paz e evolução. Uma boa semana!

Terapia Holística

www.deboraevangelista.com.br


28 de março de 2014


Ego -  o adorável aliado
por Débora Evangelista

 
Sobrepujar o ego é árdua tarefa e exige da personalidade alguns sacrifícios os quais ela irá reclamar a princípio. Com o tempo você perceberá que este processo pode ser realizado de maneira natural. Assim você permite que ele trabalhe a favor de sua evolução e não o contrário. O ego funciona como um referenciador de performance, ele permite que você avalie como está sua atuação no mundo. É ele quem regula a interação entre os seus instintos, desejos e realidade. Embora às vezes possa parecer, ele não é uma entidade à parte de você, tal como um “maléfico ser das trevas” que o tenta. O ego pode ser um grande aliado pois como as doenças, é ele quem sinaliza e permite que você através da observação corrija o curso de suas interações com o meio identificando quais são os apegos e paradigmas que você precisa transformar, para fluir para espaços de maior consciência. Quando você percebe que existe vida inteligente além do ego, você deixa de defender causas próprias sem necessidade, perde o excesso de auto referência sem perder a autoestima e libera o outro. Assim, passa a caminhar mais leve e inteiro, aceitando a impermanência que existe nas manifestações.

Bom final e semana!


Terapia Holística
www.deboraevangelista.com.br
  

27 de março de 2014



Quando as coisas parecem não dar certo.
por Débora Evangelista

 


Antes de tentar entender porque alguma coisa “não deu certo” será necessário observar com quais intenções, motivações e pressupostos você norteou a sua conduta. Este observar poderá trazer a consciência de que, além daquilo que você realiza muito bem tecnicamente - quase ligado no automático - existe toda uma ordem de energias e valores que você carrega para junto de todas as suas relações. Os diversos contextos que as situações e pessoas envolvidas referenciam oferecem uma ambiência onde as trocas transformam as diferentes visões em algo novo que passa a ser compartilhado por todos. O conhecimento sobre si mesmo permite que você esteja mais inteiro e menos projetado nas situações que trazem desafios. Não é sempre que você está em um ambiente onde todos concordam e “tudo dá certo”. Contudo, o grande desafio é “permanecer no centro”, mesmo que as coisas para você pareçam não dar certo. Aqui, a sua habilidade em agir com resiliência é colocada à prova, como um grande trabalho sobre o ego. Este ego defendido reclama sobre o desejo de controle e vitória ou então boicota sua visão para que você se identifique com a perda. Quando você entende que existe uma inteligência que funciona acima de todas as pequenas percepções individuais, começa a criar uma conexão e espaços para que os ajustes sejam feitos. Então, um “não” pode ser uma porta aberta para novas possibilidades, para o que existe para além da janela que você contempla o mundo. Boa semana!

 Terapia Holística
www.deboraevangelista.com.br

 

26 de março de 2014



Liberdade emocional
por Débora Evangelista

 
 
A liberdade emocional consiste em viver a vida focando a atenção no momento presente, sendo quem você é e aceitando os outros como são. A aceitação é o primeiro passo para que isto possa tornar-se uma realidade. Quase toda a nossa humanidade relaciona-se à partir de uma série de pressupostos como a segurança, sobrevivência e status quo. Quando você se relaciona, acaba por levar gravado em sua mente e emoções todas as crenças sobre o que já viveu como uma lista de conformidades e não conformidades, tal qual um HD repleto de arquivos sobre “como se comportar e como deveria ser o comportamento do outro”. Assim, você acaba por não ter espaço para manifestar e expandir de forma natural a energia do amor, da espontaneidade, da harmonia, da empatia, do respeito e da saúde.  Existe uma configuração no Céu de hoje que revela que o momento é propício para abandonar conscientemente os “arquivos antigos” e confiar na Presença. Lua e Vênus se aproximam sob o signo de Aquário. A Lua simboliza as emoções tradicionais, a necessidade de segurança, a forma como você estabelece os primeiros contatos afetivos baseados em sua família de origem e inconsciente coletivo.  Vênus simboliza a energia criativa, a afetividade, a doação, a entrega e a capacidade de envolver-se não apenas por causa de sua necessidade de segurança, mas por entender que o amor pode ser leve, prazeroso, belo. Aquário vem dispensar as energias de liberdade emocional para que as relações tornem-se leves e saudáveis. Assim, passado, presente e futuro podem unir-se dentro de você, num eterno agora. Boa semana!

   

O Astrology de hoje é dedicado ao Swami Deva Manik pelos belíssimos ensinamentos sobre amor e liberdade dentro da quietude dinâmica.

25 de março de 2014




 

A harmonia que vem através do conflito
por Débora Evangelista

 
 


 
A conduta de querer apaziguar artificialmente as situações “colocando panos quentes” pode nem sempre ser a melhor saída para as relações interpessoais. A harmonia sempre surge após o conflito seja ele uma guerra, uma grande disputa, um campeonato, uma licitação, uma eleição, uma negociação ou mesmo uma simples conversa. Sempre que surge um conflito de interesses, a questão é espaço. O que se apresentam nos conflitos são polaridades que buscam unicidade na manifestação e algo melhor. Quando você entende que dois opostos são duas energias que buscam complemento para dar origem à uma terceira energia, então você entende o jogo. E percebe, que onde não há resistência não há oposição. Portanto entende que em parte pode e deve expressar-se, porém entende a máxima que ceder espaço “saindo da frente” significa honrar a posição oposta em busca do que seja o melhor para o Todo. No mundo criado existem inúmeras possibilidades a serem consteladas nas mais diversas situações. Está sem seu livre arbítrio resolver os impasses buscando evolução ou perpetuando litígios. Quando a razão sobrepuja a força do coração, surgem as guerras e litígios. Quando a razão oferece suporte ao coração, então há grande paz e as situações são oportunidades de manifestar amor, liberdade e doação. Uma semana de muita amplitude e amor!

 

Terapia Holística


 
 

24 de março de 2014


 

Manifestação da força criativa
por Débora Evangelista
 
 

O Sol transita no signo de Áries e se aproxima do planeta Urano, no mesmo signo. Esta proximidade pode trazer um aceleramento muito grande no que se refere à capacidade de iniciar novos empreendimentos, de ser mais ousado e sofisticado nas atitudes que causam mudanças e transformações essenciais para a evolução de sua humanidade. Parece que Urano vem trazendo à presença e à consciência a chamada “inteligência do coração” que busca enfrentar os problemas e situações de vida de forma amorosa e pragmática, usando menos as memórias que ressaltam os impulsos reativos para abarcar e utilizar de forma mais presente a mente intuitiva. Muitas vezes, o que precede a ancoragem de uma energia tão auspiciosa é justamente o seu contrário. Pode haver uma espécie de desorganização na forma de pensar e realizar as atividades diárias, dúvidas sobre qual caminho seguir, questionamentos sobre como você tem vivido suas histórias. Estes desajustes acontecem para você abrir espaços para que possa aderir aos novos aprendizados que o Universo está lhe propiciando. Nestes casos é sempre é interessante não ceder à irritabilidade ou à insatisfação.  Através do atrito se faz o fogo, e será importante ter esta informação para o próximo período. Aprender a pensar a partir de si mesmo, através da mente intuitiva, não significa deixar de estabelecer trocas e adquirir novos conhecimentos. Significa estabelecer um contato com o Eu Superior, que é a inteligência superior criativa que traz direção e mensagens para a sua vida. Permita que a manifestação da força criativa através da intuição comece a nortear as suas decisões. No início parecerá um pouco estranho, mas você estará transmutando padrões pessoais e coletivos muito antigos em luz, bem-estar, propósito e saúde. Boa semana!    

21 de março de 2014


Individualidade
por Débora Evangelista

 

A emoção é a energia que dá movimento e coloca em ação os pensamentos. Ela é a ponte entre a mente e o corpo físico. Este conjunto de corpo físico, emoção e mente formam uma tríade que denominamos de personalidade. A personalidade é o veículo que permite que você tenha uma experiência como ser humano neste planeta. Com o passar do tempo e evolução, esta personalidade tornar-se- à consciente de que o processo de vida consiste na integração com sua contraparte espiritual. Ao abarcar conscientemente as dimensões mais sutis de sua individualidade deverá reconhecer, desenvolver, expandir seus potenciais e, de posse de sua “herança divina” realizar o bem, o bom e o belo, em um serviço de verdadeiro amor à sua humanidade.  
Estes potenciais são uma série de características de expressão muito próprias e singulares que por meio de aprendizados no mundo material são vivenciados e qualificados. O chamado mundo material é feito da mesma matéria que o mundo espiritual, com dimensão e densidade diferentes.  Um dos maiores objetivos de toda individualidade é reconhecer a matéria como algo sagrado.  Perceber-se como parte integrante do meio cósmico habitando um corpo físico é entender que aquilo que se convencionou como “distante e espiritual” encontra-se dentro você. Conforme vivencia novas experiências, percepções sobre si mesmo são reveladas.  Os seus modelos mentais - aqueles pressupostos básicos sobre o funcionamento das coisas e do mundo -  começam a passar por uma intensa transmutação. Vida - energia transforma-se em vida - consciência e a existência ganha um renovado propósito. Aqui não se trata de algum método que busca felicidade plena ou de uma pretensa utopia. Buda já deixou o ensinamento sobre a impermanência. Sabe-se que os apegos podem trazer sofrimentos, sabe-se de algumas leis as quais a humanidade ainda precisa entender e integrar. Para cada individualidade existe um porquê, uma motivação, um caminho. Porém, a eternidade é a única realidade que vive dentro de você. Comece a olhar para dentro. Este suave e natural despertar poderá trazer um novo modo de caminhar neste planeta. Bom final de semana!!!

20 de março de 2014


 
Os três G de Júpiter: Generosidade, Gentileza e Gratidão
por Débora Evangelista

 

Com a chegada da estação Outono, inicia-se no dia de hoje, o ano novo astrológico, regido por Júpiter, o planeta que simboliza e disponibiliza as energias da Generosidade, Gentileza e Gratidão. Estes três G's podem fazer toda a diferença em sua vida. Trabalhar o reconhecimento destes aspectos em si mesmo significa saber-se possuidor de uma energia inesgotável que vem da Fonte de toda vida e que pode ser oferecida ao seu entorno por meio de seus atos, do trabalho que você realiza, dos contatos que você faz e de tudo que você cria.  Talvez você possa considerar que nas vicissitudes da vida em grupo nem sempre é fácil ser generoso quando as coisas não vão bem. Com mal -humor a gentileza sequer aparece e, quando se está em um estado de “falta”, não há como sentir-se grato. O sistema de pensamento baseado no ego nem sempre permite que você acesse espaços para desenvolver seus potenciais mais nobres. Existe  uma crença consentida e compartilhada coletivamente de que as coisas são assim mesmo.  Como estes pensamentos são compartilhados por muitas mentes, a percepção fica presa na sensação de que se vive em um mundo sem saída, fadado ao término catastrófico previsto em escrituras e oráculos. Porém a boa nova que a chegada desta regência de Júpiter nos concede é o dom da expansão e do otimismo. Isto significa a capacidade de permitir que o fogo sagrado, que a centelha divina que reside no coração de cada ser humano possa ser reconhecida, expandida e compartilhada facilitando os caminhos para conexão e  reconhecimento do Deus Interno. Este é um ano para trabalhar o autoconhecimento que dá alicerce à vida em grupo, para expandir sem exagerar,  para cuidar do planeta Terra, para acessar níveis superiores de conhecimento que são traduzidos em sabedoria, para viajar e perceber que existem  novos horizontes, para reconhecer que se está mergulhado em um oceano de infinitas possibilidades. Feliz ano novo! Feliz sempre!

 

Terapia Holística


19 de março de 2014

Volte para casa!
por Débora Evangelista

 
 
 
O diálogo mental interno pode ser cessado quando você começa a identificar que está enredado em histórias que acontecem apenas em sua mente. Quando você exagera na auto importância e fica tentando corrigir as situações passadas ou antever as próximas, você começa a viver na mente. É como se estivesse vivendo em um ambiente virtual onde você acha que tem con...trole sobre tudo o que acontece. Este processo mental pode ser revertido quando você se torna consciente dele. No entanto se você continuar preso à mente e começar a convidar as emoções para se unirem aos pensamentos - e este é um processo quase que automático – então você começará a co-criar à partir de seus próprios conteúdos o que pode apenas trazer desgaste e muitas desilusões. O melhor remédio para qualquer mal seja do físico, das emoções ou da mente é focar a atenção no momento presente. Existem inúmeras maneiras de se “deixar a mente” e “voltar para o corpo”. Não é lutando e brigando com a mente na tentativa de silenciá-la que você conseguirá isto. Primeiro você deve aceitar os pensamentos e não deixar eles fazerem morada. Deve perceber que quando você busca a origem deles, eles se dissolvem como ar. Você também pode adotar atitudes pragmáticas como praticar exercícios físicos, fazer meditação, escrever, desenvolver uma atividade artística, conversar com quem você está em litígio mental... Não importa qual seja a sua tônica, saia do mental, traga as dúvidas à luz, libere-se da excessiva identificação com pessoas e situações e viva a vida em sua simplicidade, harmonia e alegrias. Volte para a casa! Como diz o mestre: "O lar fica ali, aonde está o seu coração". Boa semana!

Terapia Holística
www.deboraevangelista.com.br
 

18 de março de 2014


Estresse – uma questão de postura

por Débora Evangelista

 

Nem sempre o problema do estresse é proveniente do excesso de trabalho ou de atividades. Na maioria das vezes ele é originado pela postura física, emocional e mental que você adota no seu dia a dia, frente as rotinas e demandas originadas nestas atividades. Procure sempre buscar uma postura confortável durante o transcorrer de sua vida. A harmonia e a serenidade que você espera encontrar nos outros precisa ser desenvolvida e trabalhada em você mesmo. De posse desta atitude interna haverá maior probabilidade de você atrair situações afins.  Caso isto não ocorra, então você poderá ter a oportunidade de mudar o contexto de alguém que ainda ignora tais leis. Por meio de seu próprio comportamento, pode ser uma performance positiva, uma troca de informações, um sorriso ou uma gentileza, você poderá compartilhar bem- estar e harmonia, além de propiciar sintonia e segurança nas relações interpessoais. Quando você faz a opção de mover-se pelo mundo mais à vontade e consciente, o mundo passa a ser seu lar, as pessoas tornam-se afáveis e receptivas, as sincronicidades são mais constantes. Ao viver mais relaxado, fluído, desperto e disponível, perceberá que o nível de estresse cederá dando lugar à energia e saúde, sua condição natural. Boa semana!  

 

 

17 de março de 2014


O NOVO CICLO
- Ano novo astrológico -

por Débora Evangelista
 
 
Preparar-se para um novo ciclo significa saber integrar todos os aspectos trabalhados e abordados no ciclo anterior. O saldo de aprendizados qualificados no ciclo anterior oferecem nova visão e recursos para o próximo. Os ciclos da vida são feitos de transformações e renascimentos e funcionam como ondas que se sobrepõem em um oceano de infinitas possibilidades. O que propicia aumento de percepção e engajamento na evolução de todas as coisas criadas é a percepção do ciclo no tempo e a percepção do que existe para além deles. Entender estes processos é comungar naturalmente com todas as situações que se apresentam abraçando a oportunidade de cura e a libertação de paradigmas ultrapassados, focando a atenção no agora, momento sempre disponível e real. No dia 20 de março, às 13:57 horas, inicia-se o Ano Novo astrológico. Este evento significa que o Sol transitou “iluminando” cada signo do zodíaco. Para a nossa humanidade isto significa que temos novas possibilidades de acesso a potenciais latentes que precisam ser reconhecidos e desenvolvidos com consciência. Totalizando um ano completos em Março, o Sol começa seu trânsito em Áries marcando um novo começo com inúmeras possibilidades de nossa humanidade co- criar realidades com mais consciência e amor.  Fique ligado! Faça uma meditação, agradeça, celebre! Boa semana!

13 de março de 2014


 

Desperto
por Débora Evangelista

 

Antes de reagir, disponha de um tempo interno para digerir a energia de retorno. Este período do ano pode ser muito intenso e a necessidade de proteger-se tornando-se defendido pode ser um causador de muitos e novos problemas. Quando você adota uma postura mais relaxada diante das situações torna-se automaticamente mais alerta. Alerta significa estar mais lúcido, mais ligado, mais presente e portanto, mais criativo. Não permita que sua resposta seja apenas uma defesa automática. Permita que a sua ação seja única e que contribua para a evolução dos acontecimentos e pessoas envolvidas. Quando você está alerta, está desperto e disponível. De posse deste estado, nada de desagradável poderá abatê-lo ou tirá-lo do centro. O silêncio, pode ser seu aliado, justamente naquele instante em que reagir seria totalmente contraproducente.

6 de março de 2014


 

Aspectos ilusórios
por Débora Evangelista

 

Durante este período em que Netuno pode trazer aspectos ilusórios nublando as percepções sobre a realidade, siga o conselho do mestre e procure identificar-se mais com as soluções do que com as confusões. Isto pode ser libertador se a cada situação vivida, você tiver a mente focada no fluir e não no enredamento ou controle. Abrir mão das pretensões significa caminhar com coragem junto à verdade. Nada pode ser melhor que isto. O único inimigo que pode existir e boicotar o fluir da vida é a importância que você dá às ilusões e o tempo que dispõe tentando torná-las reais. Quando você aprende a fluir aceitando todas as formas que se apresentam em sua vida, começa a perceber que estes estados não são permanentes, eles são criação da mente concreta e excessivamente apegada. De posse desta visão, a criança que existe em você não lamentará quando os castelos de areia forem levados pelas divinas águas da criação. Novas possibilidades e brincadeiras com certeza chegarão para novos aprendizados. Uma semana de muita luz e alegrias!     

3 de março de 2014




 

 

O conhecimento de si mesmo

por Débora Evangelista

 

Cada um de nós possui um tipo de sensibilidade e é importante que você pratique a auto observação. Este conhecimento sobre si mesmo pode facilitar muito a vida quando as energias de retorno se apresentam. Reações menos precipitadas e mais criativas, baseadas na alma podem ser expressas com tranquilidade e equilíbrio. Isto significa algo que acontece além do simples aprendizado mental. Atuar com equilíbrio nas três dimensões da personalidade ( físico, emoção e mente) significa desenvolver com consciência uma base muito bem estruturada para perceber as orientações de ordem interna provindas da Fonte espiritual. Esta orientação individualizada é normalmente denominada de “Eu Superior” ou Deus interno. Você está aqui para justamente despertar este potencial no aqui e agora. Ele acontece nos momentos de meditação, de devoção, mas também nos momentos de conflito, de indecisão, onde o fogo do espírito oferece ajuda na transmutação do desagradável em agradável. Boa semana!