4 de janeiro de 2009

Histórias Zen







Preocupação/Ansiedade
Quando você está separado e tem metas particulares, há tamanha tensão que sua consciência se torna muito limitada; você fica fechado. Renda-se simplesmente, permita que a existência o carregue.

Ouvi falar a respeito de uma velha que viajava num ônibus. Ela estava muito ansiosa, trêmula e perguntando continuamente ao motorista que parada era aquela.
O desconhecido sentado ao seu lado disse: " Relaxe, não fique preocupada. O cobrador está anunciando todas as paradas, e se você está muito preocupada, posso chamá-la. Você pode dizer-lhe onde deseja descer, e ele tomará nota. Relaxe!"
Ele chamou o cobrador e a mulher disse:" Por favor, tome nota. Não quero perder a minha parada. Tenho que chegar ao meu destino com muita urgência!".
O cobrador disse: " Tudo bem, eu me lembrarei. Mesmo sem o seu pedido, estarei anunciando as paradas, mas virei especialmente e lhe avisarei quando sua parada chegar. Não se preocupe. Então onde deseja descer?"
A mulher - transpirando, tremendo e muito tensa- falou: " Oh, muito obrigada. Tome nota - preciso descer no ponto final!"


Sua consciência fica mais e mais limitada quando você está tenso. Você fica fechado. E se torna muito mais difícil, em tamanha tensão e ansiedade, lembrar-se. Ego significa tensão, estar carregando uma carga de ansiedade... e sem necessidade.
Ora, se é o ponto final, por que se preocupar? Como você pode deixá-lo passar? No momento em que descansa, em que relaxa, você sabe que a existência já está se movimentando, indo em direção aos mais altos cumes. E você é parte dela! Você não necessita Ter ambições separadas.
Isso é entrega: relaxar, abandonando todas as metas particulares, toda a mente conquistadora, todas as projeções do ego.
Este é todo segredo da iluminação; ela acontece num profundo estado de descanso.

Guida Spirituale - OSHO
Pags. 302-303