10 de março de 2009

Mestre Liu Pai Lin - Taoísmo


Segue abaixo uma entrevista com o Mestre Liu Pai Lin, um exemplo de ser humano que seguiu o taoismo e deixou inúmeros discípulos, entre eles o meu professor de práticas de meditação e medicina tradicional chinesa, Octávio Augusto Contatori, que gentilmente me cedeu esta entrevista realizada há alguns anos com nosso saudoso Mestre.



A Ética e o Taoísmo
O caminho da vida: como ser humano e como se relacionar com seus semelhantes

por: Mestre Liu Pai Lin



Fui convidado para esse encontro para falar sobre a ética e o taoísmo. Sou discípulo taoísta. Discípulo de mestres de várias linhagens milinares chinesas.
Como meus mestres também sou discípulo de Lao Tsé, depois de 2500 anos de sua época. Ele nasceu 531 AC e 48 anos antes de Buda.
A sua existência influenciou toda a cultura e a filosofia chinesa. Até hoje é reconhecido pelos eruditos como um dos maiores filósofos da humanidade.
Por isso, depois da Bíblia, o Tao Te King - o livro de poemas deixado por Lao Tse - é o que teve maior número de exemplares publicados e trazidos para o mundo todo ( só em inglês existem mais de 40 traduções)
Portanto, como um discípulo mais novo de Lao Tse, posso fazer uma apresentação sobre a ética do ponto de vista da filosofia taoísta.
Lao Tse fala no poema 67 do Tao Te King: “Eu tenho três tesouros: compaixão, moderação e humildade”
Através da transmissão, de coração para coração, que recebi dos meus mestres, vou explicar esses três tesouros.



Compaixão

A compaixão é o amor ao próximo. O coração do homem deve aprender do coração do céu.
O coração do céu não tem a intenção de agir, mas age suavemente e de forma circular.
O valor do homem está em refletir seu brilho através dos outros. Lao Tse diz: quanto mais o seu coração é de amor ao próximo; quanto mais você doa para seu semelhante; mais e mais você recebe do céu. Não é uma questão de virtude, mas sim de discernimento.
O amor ao próximo está no reconhecimento da mãe natureza que se torna a base de toda a asua existência. No poema 20 Lao Tse fala desse reconhecimento e da busca do alimento da mãe natureza.
O que é a mãe? É a energia criadora de todas as coisas. A vida do homem comum é curta, dificilmente chegando aos 80 anos. A partir dos 40 anos ele já é meio homem, meio fantasma, e vai se aproximando cada vez mais da morte.
Pesquisas nos Estados Unidos afirmam que em cada 12 pessoas com 60 anos, uma tem arterioesclerose cerebral e a cada três pessoas com 80 anos, uma tem essa doença.
Qual a razão disso?
Só através da respiração, as pessoas não se alimentam da energia da mãe. Através do excesso de alimentação carnívora bloqueiam os centros do coração e do espírito. Comendo muita gordura facilmente ficam com problemas do fígado e da vesícula.
Na visão taoísta a constituição do homem é idêntica a da natureza, deve-se buscar alimento diretamente da mãe natureza.
Portanto, a compaixão está em não contrariar a natureza, se harmonizar com ela e ajudar a seu semelhante a fazer o mesmo.



Moderação

A moderação é a preservação dos três tesouros presentes no ser humano que foram doados pelo céu e pelos nossos pais: a essência, a energia, o espírito.
O poema 10 de Lao Tsé fala para se abraçar os três tesouros e não se desligar deles, ou seja, não dispersar essas três preciosidades. Ele está se referindo à prática do “abraço do Universo” que é uma das posturas básicas dos treinamentos taoístas.
Neste abraço o praticante sente um calor no baixo ventre, seu centro inferior, resultando na geração da essência que vai prolongar sua vida e prolongar as doenças.
No “abraço do tai-chi”o praticante pode chegar ao ponto de serenidade máxima, onde o espírito é desperto, seu centro superior no meio da cabeça, e o seu mundo se amplia por que é aberto o olho celestial.
Na serenidade, a espiritualidade é desperta e o ser se torna ilimitado e rompe as barreiras do seu pequeno mundo. Por que enquanto esse olho não se abre, a nossa visão é curta; só vê a frente, não vê atrás; só vê o dia, não vê a noite; só vê um pouco do céu, mas não enxerga abaixo da terra.
Atingindo o ponto de serenidade máxima, as cores não cegam os olhos, e eles vêem o invisível; os sons não iludem os ouvidos, e eles ouvem o inaudível.
Por isso a prática do “abraço do Universo”, em pé e do “abraço do Tai chi”sentado, são treinos do espírito.
Externamente o espírito se expressa no seu estado de ânimo: quando o espírito é forte o corpo é saudável.
Internamente o espírito é a própria alma.
Portanto os teinamentos taoístas são práticas para serem concretizadas em vida.Entendendo isso a pessoa vê a importância de manter a alma limpa e viva.
Isso caracteriza o taoísmo frente a outras religiões e filosofias de vida, porque fala da manutenção do corpo físico e do fortalecimento do espírito, ou seja, o praticante usufrui tanto da vida terrena quanto da espiritual.
Lao Tsé, ainda no poema 10, diz que na moderação é necessária a suavidade e a serenidade. No poema 76 fala: treinando a suavidade o homem pode ter uma vida duradoura, endurecendo, caminha para a morte.


Humildade

A humildade é não entrar em disputas.
Retomando o poema 67, diz Lao Tsé: desprezar a humildade é querer estar acima dos outros, é querer liderar sem ficar para trás; e isso só pode conduzir à morte.
Entendendo o que foi dito até aqui e considerando o quanto a vida é curta, quem ainda vai querer entrar em disputas?

São Paulo, 17.12.1992
Mestre Liu Pai Lin