4 de fevereiro de 2011



Deslumbramento


A ofuscação momentânea da vista causada por muita luz é um dos significados de deslumbramento. Quando falamos em luz, logo nos reportamos ao arcano 19 do tarô, o Sol, que simboliza alegria, clareza, indicação do caminho a ser seguido, brilho e afetividade.

A carta retrata dois jovens brincando semi nus sob o Sol. Em algumas cartas o simbolismo traz um menino andando livremente em um cavalo branco, ou dois jovens sob a luz do Sol. Esta alegoria traduz que a inocência, a espontaneidade, o brilho e a simplicidade que trazem os relacionamentos podem ser uma realidade vivenciada em sua plenitude aqui na Terra. O deslumbramento que acontece é justamente ser ofuscado pelo brilho despretencioso do compartilhar, do amar, do viver junto ao outro sem intenções veladas ou jogos. Este estado é decorrente da união de duas idéias, de duas vidas em harmonia com o cenário em que se encontram, com a natureza transitória e bela das coisas. E assim, a carta tem um significado muito positivo.
A leitura deste arcano em seu sentido contrário, traduz que o excesso de luz voltado para si mesmo pode cegar. Aqui reside a armadilha da excessiva auto referência, da rigidez intelectual, que não permite a flexibilidade, que não permite o feed back, não permite o fluir natural dos acontecimentos. Considerar as próprias idéias tão maravilhosas, fascinantes e sedutoras podem trazer um falso encanto.
O resultado do deslumbramento por si mesmo devido a auto importância, é a incapacidade de compartilhar a vida como ela é, e consequentemente a solidão passa a ser a companhia, o reflexo mental desta conduta.
Esta solidão - que é muito diferente da solitude representada pela imagem do menino livre cavalgando sozinho porque conquistou o entendimento sobre o verdadeiro compartilhar - pode ser muito sofrida.
Aqui, o arcano Sol sugere uma abertura do centro cardíaco incitando-nos a amar condicional e quem sabe incondicionalmente a vida que está presente em todas as coisas.