23 de novembro de 2011

Comunicação
por Débora Evangelista
Este ano que é regido por Mercúrio traz aprendizados sobre comunicação. Não se espante ao perceber que em suas relações - no quesito comunicação -  aquilo que você diz,  faz outro sentido ou nenhum sentido a outrem e vice versa.
 Além de falar e de ter razão, esteja atento para ouvir também o que o outro tem a dizer e com isso criar a empatia. Isso sem dúvida poderá fazer toda a diferença, porque a comunicação reside em um emissor e em um receptor. Este último após receber a mensagem, decodifica a mensagem a partir de seus pressupostos e modelos mentais  e devolve a mensagem por si processada com sua argumentação. Assim, se criam as coisas, o verbo é forte sendo ele  um criador de realidades.
Entender que o silêncio e a quietude  também fazem parte da comunicação é um bom início. O silêncio acontece quando além de você se calar, você passa a ouvir, não apenas a sua voz interna que com pressa espera a sua vez de dar a devolutiva, mas ouvir aquilo que o outro quer dizer.
Concluo aqui que sempre foram  as falhas na comunicação, as dicotomias, as viagens de egos no mundo das idéias que deram a origem aos litígios que se perpetuam para além da pouca capacidade do ser humano de ouvir, estabelecer pontes e aproveitar os conflitos criativos para construir e não destruir para então criar seu próprio mundo, dentro de sua tosca razão.
Abra seus sentidos, deite as cercas, ultrapasse o seu próprio limite, ofereça algo de bom hoje.