8 de novembro de 2008

Astrologia



O que é a astrologia?


por: Débora Roberta Evangelista


A astrologia é uma ciência subjetiva que se utiliza dos cálculos astronômicos para interpretar os símbolos expressos no céu em um determinado momento. Esses símbolos que são as constelações, signos, planetas e aspectos são considerados arquétipos e simbolizam energias e padrões contidos em nossa psique. Como somos conectados a todo Universo, o céu também tem uma relação com os seres humanos habitantes do planeta Terra.


Como a astrologia pode nos ajudar no dia a dia?

A interpretação e conscientização destes símbolos a que me referi anteriormente são esclarecidos através da leitura de um mapa astrológico individual e trazem a percepção destas energias e a avaliação de como atuamos no dia à dia. Muitas pessoas desconhecem seus potenciais latentes e muitas vezes identificam-se somente com alguns deles. A leitura do mapa astrológico vai trazer à tona o reconhecimento destes potenciais e é claro a manifestação desses recursos.

E o signo solar?

O signo solar é o aspecto mais popular da astrologia e é muito importante. Todos nós sabemos nosso signo solar é identificado através da data de nosso nascimento. Muita gente diz não acreditar em horóscopos. O caso é que o signo solar é apenas um dos pontos interpretados no mapa astrológico. Temos outros planetas, aspectos, ascendente, casas astrológicas e nódulos que especificam situações, preferências, facilidades, limitações aparentes, etc.
A astrologia deve ser compreendida como uma ciência subjetiva que se utiliza de analogias explicando as interelações entre o homem e o Cosmo. Os horóscopos nos jornais são previsões coletivas e genéricas que buscam a tônica coletiva.


O que é preciso para fazer um mapa astral?

É necessário data, horário e local de nascimento. Os cálculos são feitos e o mapa desenhado. A pessoa de preferência deve ir até o astrólogo para que o mapa seja interpretado em uma entrevista onde há interação entre astrólogo e consulente. Normalmente gravamos a entrevista em mídia e a pessoa leva um cd para consulta posterior. São muitas informações e o indivíduo poderá consultar o conteúdo em outro momento para retomar alguns pontos e futuramente esclarecer dúvidas com o astrólogo.

Os mapas são somente para indivíduos?

Não. Podemos fazer mapas para situações, para empresas, eventos, acontecimentos coletivos. Sempre há uma mudança planetária que expressa a mudança de consciência na humanidade. Se buscarmos fatos passados importantes na história da humanidade e traçarmos o mapa do céu naquele momento, sem dúvida alguma, encontraremos um simbolismo que explica aquele determinado momento passado.


Então podemos realizar previsões no mapa astrológico?

O nome previsão já diz que é uma visão antecipada de uma coisa que ainda não aconteceu. Existe como probabilidade, mas não é a realidade. Podemos mudar a nossa história tanto a pessoal como a planetária. Nossa liberdade está justamente na forma como fazemos as coisas. Então se no céu ocorre uma determinada conjunção ou aspecto, isso pode significar um caminho. Mas esse caminho pode ser percorrido de diversas maneiras e cada um, de acordo com sua consciência e crenças poderá decodificar esses aspectos celestes como dádiva ou provação.


O nosso mapa astral pode mudar com o passar do tempo?

O cálculo e o desenho do mapa natal não mudam. Porque o momento do nascimento é a porta de entrada desta vida e o desenho do céu neste instante vai relatar o que o indivíduo trouxe na bagagem para ser experimentado aqui.
Porém, conforme evoluimos, crescemos e expandimos as experiências de vida, mudamos a maneira de expressar nossas energias. Portanto a cada etapa de nossas vidas há uma nova interpretação em cima do mapa natal. Isso porque o tempo todo buscamos novos significados para nossas vidas e os símbolos representam as diversas formas de realizar essa jornada.


Mas e os trânsitos planetários?

Apesar de utilizarmos o momento do nascimento como base para a interpretação, o céu continua seu movimento através dos trânsitos planetários. Percebemos todas essas mudanças em nosso dia a dia. Traçamos um mapa complementar, denominado de revolução solar. Ele é feito com base no mapa natal e é renovado nas datas de nossos aniversários. A cada ano de vida, podemos fazer um mapa de revolução solar. Neste mapa poderemos evidenciar o que a pessoa irá trabalhar em si mesma naquele período de um ano.
Podemos também fazer cálculos diários céu e fazer analogias. Mas lembre-se de que estamos na Terra e se olharmos muito para cima podemos deixar de realizar para apenas divagar. Os astros indicam possibilidadesmas quem escolhe realizá-las somos nós. É importante usarmos esses dados para nos tornarmos mais criativos e intuitivos.


A astrologia pode ser associada a alguma outra ciência?

Por ser muito antiga a astrologia tem vínculo com muitas áreas. Ela é multidisciplinar. Podemos encontrar pontos em comum com a medicina, psicologia, religiões, mitos, numerologia, tarô e etc. A astrologia quando utilizada como terapia para desenvolvimento pessoal pode trazer inúmeros benefícios. Quando começamos a reconhecer nossos potenciais , expressá-los e colocá-los a serviço da humanidade adquirimos uma percepção de que tudo esta interligado e que não estamos sós.