10 de abril de 2009

Qualidade de Vida - Pessoas & Organizações

O texto abaixo data de Julho 2001, época onde os processos para garantia da qualidade em nosso país, ainda estavam ainda em seus primórdios. Daquele tempo para cá, muita coisa mudou, mas a essência a ser trabalhada é a mesma. No panorama geral, detectamos que ainda continua laboriosa para algumas organizações a conquista e adesão de grupos a alguns destes princípios que focam a qualidade de vida do indivíduo.



A importância do auto conhecimento
para nossa qualidade de vida

por: Débora Roberta Evangelista


Nutrir e alimentar tudo o que é vital para a qualidade de vida individual e coletiva deve ser uma busca constante de todos nós.
Qualidade é um princípio que busca a melhoria contínua e esse processo é inerente á nossa evolução.
Sabemos que em quase todas as instituições existem programas de selos para a garantia da qualidade e de que neste processo existe a necessidade de integração entre todos os envolvidos no processo de fabricação ou prestação de um serviço.
Conseguir a verdadeira adesão dos participantes é uma tarefa muito grande e especial. Todos precisam entender e colaborar no que denominamos de “missão” da empresa ou grupo.
Neste momento, as técnicas de abordagem holística visando o auto conhecimento são aliados poderosos para as áreas de Recursos Humanos e Garantia da Qualidade.
Essas técnicas e vivências contribuem para uma consciência maior do papel individual e coletivo do indivíduo no processo da qualidade de vida.
O auto conhecimento leva o indivíduo a buscar novos paradigmas para sua vida, trazendo mudança de padrões e aflorando potenciais criativos que talvez desconheça. A partir deste reconhecimento ele é um ser mais completo e pode perceber que é engrenagem fundamental de uma grande máquina e a importância de sua colaboração promove um processo da qualidade ainda mais abrangente.
Na aquisição de uma nova maneira de perceber a si mesmo e buscando novos caminhos para solucionar seus questionamentos pessoais, familiares e do grupo há uma melhora significativa da ambiência, das relações humanas e hierárquicas no trabalho.
Afinal, o indivíduo integrado pode perceber que há um porquê, um significado para tudo o que acontece. Ele não conhece apenas a tarefa que executa, ele compreende todos os sistemas integrados da empresa, percebe todos os fatores que implicam um trabalho de qualidade, adquire a visão sistêmica do processo.
Tomando consciência do todo e de si mesmo, do seu processo como indivíduo e coletivo ele adquire esta nova visão e passa a ampliar e apoiar um sistema que visa a satisfação de todos.
Podemos utilizar várias práticas holísticas associadas às necessidades e missão da empresa ou grupo. O importante é criar um ambiente de pessoas cooperativas e integradas e que buscam a melhoria não só do produto, mas de tudo o que possa estar associado ao processo de bem viver.
A empresa só tende a ganhar, cumpre sua razão social que é promover produtos e serviços e empregar homens e mulheres capazes.

Vale a pena nutrir o que há de bom, isso é a real garantia de qualidade.