11 de dezembro de 2008


Saturno - Uso apropriado do tempo
por: Débora Roberta Evangelista


Saturno é o planeta que simboliza o senhor do tempo. Ele tem o intuito de mostrar nossos limites e apontar a sabedoria que vem com as situações vividas em detrimento ao tempo e ciclos de vida.
Isso faz pensar que temos uma cultura baseada no fazer dar certo e isso muitas vezes tem criado uma verdadeira armadilha para nós, já que o excesso de atividades focadas para o sucesso e a manutenção do “status quo” acaba por minar aquilo que mais temos de precioso: a nossa energia vital.
A energia vital é o nosso combustível para viver bem. Ela é a soma e o equilíbrio de aspectos materiais ( respiração, alimentação, exercícios) , emocionais ( transformações de emoções negativas em positivas, afetividade, relacionamentos, auto estima), mentais ( padrões mentais, aprendizagem, seleção) e espirituais ( unicidade entre todas as coisas, amor incondicional, aceitação e transcendência)
Passamos a vida correndo atrás daquilo que consideramos ideal e ao final da jornada a maioria se ressente pelos momentos de prazer que foram negligenciados ao longo do caminho de vida.
E o conflito gerado pela falta de paz interna vem cobrar da segurança material que se conquistou, os momentos de pausa e recolhimento que seriam necessários para que esse estado de plenitude pudesse ser uma realidade vivenciada, e não apenas uma idéia.
O período de maturidade e senisciência devem estar alicerçados na sabedoria e na prática espiritual vivenciadas. Somente com essas virtudes adquiridas e vivenciadas é que a verdadeira tranqüilidade e o senso de plenitude poderão permitir o uso saudável da segurança material.