22 de fevereiro de 2011

A Força
Por Débora Evangelista

Designou-se a terça-feira como dia de Marte, dia do Orixá Ogum, portanto, dia da Força. Também dia do Terceiro Raio Divino, caracterizado pela cor rosa, cujo atributo é o do Amor-Inteligência. A Força é a carta do tarô que simboliza Marte. Tanto Marte quanto Ogum são energias que representam a força, a proteção, o princípio yang, o guerreiro em ação, a capacidade de agir com presteza.
Marte é o pingo de tinta vermelha que tinge imediatamente qualquer coisa. Em oitavas inferiores ele representa a impaciência, a violência, os instintos primitivos.
É curioso que em alguns baralhos, a imagem neste arcano aparece como uma moça que tranquilamente domestica um leão, segurando a boca dele aberta, ou passeando com ele. Acima de sua cabeça, uma lemniscata, o símbolo do infinito.
Através da figura feminina, evidencia-se a importância do equilíbrio das polaridades yin e yang no trato das energias utilizando positivamente a energia deste arcano, ao equilibrar a energia do Céu ( lemniscata), domesticando a energia animal do leão com coragem e suavidade aqui na Terra.
O recado desta carta é que devemos estar em contato com nossos instintos, para que unido ao intelecto e intuição, possamos responder com sabedoria as experiências em vida. Reconhecendo estes instintos, jamais eles se voltarão contra nós mesmos.
A força traz a energia moral e o vigor físico para realizarmos a nossa missão, é a autorização que oferecemos como presente a nós mesmos, ao permitir que o Eu se revele.
Assim, o trabalho perfeito sobre nossas condições de vida pode ser realizado com mestria, pois a força nos permite a mudança do estado de repouso para o de movimento ou vice e versa.

Essa força que pode conter ou fazer fluir, é fruto de todas as nossas capacidades colocadas a serviço de nós mesmos e do próximo.
Boa terça-feira!