7 de março de 2012

Nostalgia

por Débora Evangelista
Quando os conteúdos antigos voltam a emergir na consciência sob a forma de memórias e nostalgia, as emoções retornam com intensidade fazendo com que você muitas vezes conclua que aqueles sentimentos vividos ainda não foram superados ou esquecidos. Automaticamente a mente continua a buscar explicações sobre estes conteúdos, sobre as vivências e pessoas relacionadas a estas memórias.
Este é um aspecto bastante comum na vida de todos nós. É como se de vez em quando precisássemos voltar atrás na linha do tempo para atualizar algumas memórias e relações, dando um novo entendimento, trazendo clareza e maturidade àquilo que não ficou tão claro ou evidente na época.
Este processo acontece porque normalmente quando você participa de alguma situação no aqui e agora, não possui ainda o aprendizado integral sobre aquele contexto que depende de você, de suas respostas, de suas reações aos estímulos para que o cenário e as trocas se completem e você se torne consciente.
Nas experiências, por mais  “sábio” que sejamos, temos como mérito a insensatez e a inocência do aprendiz, temos uma inabilidade de entender o todo, o que é muito louvável. Se entendêssemos sobre tudo, a vida perderia a graça. A finalidade de qualquer vivência reside justamente no inesperado, naquilo que há ainda para se criar, na consciência sobre os processos que se desenvolve conforme caminhamos no tempo.
Quando a nostalgia bater, curta este momento, agradeça tudo o que se passou.  Se puder,  traga a sua mente rapidamente para o tempo presente, visualize a situação passada com os atributos e maturidade que você possui hoje. Atualize a memória, libere os equívocos, perdoe e perdoe-se. O passado, passou e ele é insolúvel, ele apenas pode ser atualizado e cabe a você deliberar isto.    
A memória vai apenas ajuda-lo a perceber que o seu grande presente é o tempo presente: o aqui e agora!
Uma quarta-feira  de muitas conexões para você!
Oráculo
Dia da Semana: Quarta-feira
Planeta: Mercúrio
Perfume: Mastique
Tônica: Mecânica celeste
Objetivo: Transformar a passividade e a inércia em atividade criativa trabalhando a Vontade para o bem, gerando pureza de idéias e ações para a humanidade.