10 de novembro de 2008









A astrologia e os florais do Dr. Bach
por: Débora Roberta Evangelista

Florais são essências vibracionais que nos auxiliam no processo que denominamos de “religare”. Religare quer dizer reconectar-se a Fonte, a Energia Primordial, a Deus, a nossa contraparte anímica e espiritual.
O ser humano encontra-se sujeito a doenças e distúrbios emocionais e mentais devido ao seu desconhecimento sobre essa realidade sutil.

Estamos frequentemente atentos ao mundo externo, abertos às suas influências e sujeitos a oscilações em nossas percepções identificando-nos com energias, idéias, pessoas, estilos de vida dos mais variados.

Desta necessária e laboriosa interação com o mundo e na luta pela sobrevivência, desenvolvemos diversos dramas de controle buscando energia fora de nós mesmos.
Nem sempre ouvimos nosso ser interno, nossa voz interior- que é a intuição- que nos indica os melhores caminhos a serem seguidos segundo os propósitos de nossa alma.

A doença surge como um aviso, como um chamado alertando perda de equilíbrio. Nas situações cotidianas de estresse, alguma mensagem não foi compreendida e precisa ser identificada para que o caminho seja retomado.
É preciso que esse aviso seja compreendido como uma dádiva, uma necessidade de reconsiderar alguns pontos e efetuar mudanças em nossa vida.

A doença é sempre iniciada no campo sutil dos pensamentos e sentimentos. A interpretação que se dá para os acontecimentos em nossas vidas é baseada naquilo que percebemos como verdade ( modelo mental). As possibilidades de cura estão intimamente relacionadas com a nossa capacidade de trazer à luz da consciência sobre as causas de nossos conflitos e a abertura para efeturamos mudanças.

A quebra da unicidade existente entre todas as coisas acontece quando entramos na rigidez ou permissividade perante as questões que exigem o bom uso da lei da polaridade. Exigem decisões que muitas vezes bloqueiam o fluxo natural dos acontecimentos deixando-nos no julgamento e na dúvida: certo ou errado, bem ou mal, amor ou medo. Com isso perdemos nosso senso de unidade e, fragmentados adotamos uma percepção e postura reativa sobre os acontecimentos, Esses conflitos afetam a imunidade criando uma lacuna comprometendo o campo energético que torna-se propício a perturbações de ordens física, emocional, mental e espiritual.

Os florais são essências à base de flores específicas que agem como harmonizadores destes conflitos fazendo "aflorar" em nossa consciência a percepção e a experiência da Unicidade.
Têm o poder de fazer a conexão com nossa alma, ou seja, com nossos propósitos mais elevados, trazendo à tona a percepção correta em relação ao problema que nos aflige.
Desta percepção surge o verdadeiro entendimento sobre a virtude correta a ser tomada, havendo mudança de padrões, clareza de visão, paz de espírito.
Esse processo permite que a cura verdadeira ocorra no aspecto mais sutil ( mente e emoção) estendendo-se ao corpo físico resultando em novos padrões adquiridos pela compreensão da mensagem contida na doença.
Entre 1930 e 1934 na Inglaterra, um ser muito especial chamado Dr. Bach criou os florais como uma opção harmônica de cura para uma humanidade que sem dúvida precisava, e hoje necessita mais do que nunca, resgatar e reconectar-se com as virtudes divinas que lhe são inerentes.
Dr. Bach observou que o que causavam as doenças era a falta de conexão das pessoas com a Unidade, com o Eu Superior e que desta falta de conexão surgiam sentimentos como o orgulho, a crueldade, o ódio, egoísmo, ignorância, indecisão e avidez que finalmente traziam as doenças.
Desenvolveu as 38 essências baseadas nos tipos humanos e dividiu-as em sete grupos divididos
da seguinte maneira:

01. para medo
02. para indecisão
03. para falta de interesse pelas circunstâncias atuais
04. para solidão
05. para excessiva sensibilidade á opiniões e influências
06. para desalento ou desespero
07. para preocupação excessiva com o bem estar dos outros.

Quem de nós já não experimentou algum destes sentimentos ou se encaixou em um destes sete grupos?

Existe um estudo que faz uma analogia entre os doze arquétipos zodiacais (signos solares) e doze florais do Dr Bach. De posse do mapa astrológico do indivíduo podemos fazer uma fórmula de manutenção, para que o indivíduo se harmonize dentro do enfoque e energias descritas em seu mapa astrológico.
Atualmente, existem além dos Florais de Bach, muitos outros, provenientes de diversas regiões do mundo, dando continuidade ao seu maravilhoso trabalho.

O Floral é um auxiliar nos processos terapêuticos e pode ser utilizado por qualquer pessoa que busque harmonia, saúde e uma visão integral da vida.
A essência não ataca a doença, ele apenas aflora o aspecto positivo, elevando a vibração do campo energético( segundo os escritos deixados pelo Dr. Bach - como se fosse uma música) trazendo a percepção harmônica, cuidando da mudança de percepção e da cura do doente e não da doença.


Em um mundo em que a defesa tem sempre sido baseada no ataque, os ensinamentos do Dr. Bach e suas essências florais vêm nos trazer uma mensagem de amor e cura, onde os opostos aparentemente irreconciliáveis podem ser unidos, através de uma abordagem mais harmônica, amorosa e holística dos processos unificadores da vida.