1 de outubro de 2010

A ambiguidade do Idealismo


A energia do idealismo talvez seja a maior fonte de motivação para a criação de soluções pisitivas para a vida.
Um ideal pode nos levar a realizar atos nobres e até desafiadores. Quando esta energia excede e, principlamente, quando esta energia é adotada como práticas paras fins pessoais, ou apenas de um determinado grupo, ela começa a se tornar ambígua.
Na história da humanidade temos exemplos assim, de grupos que buscavam igualdade e fraternidade e que se tornaram veículos de repressão, privando a liberdade alheia e punindo aqueles que não fomentavam o mesmo ideal.
Um ideal para ser positivo, deve conter a visão de todos, deve buscar a visão holística, deve respeitar o próximo, entender as motivações, mesmo que contrárias ao ideal pretendido. O ideal traz consigo a energia da libertação, da adesão a algo que apraz e eleva.
Saber lidar com polaridades, oposições e desafios é premissa básica para que um forte ideal abarque as pessoas e seja levado a bom termo.
Hoje, perceba a quais ideais você adere, quais são seus propósitos de vida e a partir desta reflexão, trate de traçar o curso de sua vida e celebre!