4 de dezembro de 2008

Eixo Touro e Escorpião


Poder Criativo
por: Débora Roberta Evangelista

Continuando a falar sobre as polaridades na astrologia – já escrevi sobre o eixo Áries e Libra, hoje escrevo sobre o eixo Touro/Escorpião, outra polaridade que é constantemente trabalhada em nosso dia a dia. Estes opostos complementares trazem a oportunidade de conquistar o equilíbrio entre as energias de construção (simbolizadas pelo signo de Touro - criar) e de transformação (simbolizadas pelo signo de Escorpião- destruir/transformar).
Essa dicotomia pode ser ilustrada pela imagem de antigas e precárias construções sendo demolidas para que novos edifícios bem mais estruturados e funcionais possam ser construídos.

O processo decorrente deste eixo, ocorre como numa película que vem exibindo nossos atos e criações passadas, a energia de transformação vem trazendo à consciência, lembranças de perdas, términos, decepções e problemas relacionados ao passado.
Através do contraste entre o que já foi realizado e o que se pretende realizar, nossas escolhas serão revistas e confirmadas.
As águas turbulentas de Escorpião podem arrastar para longe - como num maremoto - muita coisa inútil, trazendo a oportunidade de sublimarmos nossas crenças que são relacionadas às energias de criação/sustentação ( dinheiro, materialidade, sexualidade, sobrevivência e expressão).
Equilibrar esse eixo é o desafio de nossa humanidade pois traz como aprendizagem a necessidade de abrir mão da falsa segurança no momento das transformações e confiar na Divina Providência.
O cuidado prescrito nas fases em que trabalhamos esse eixo, é atenção e zelo para não degenerar a energia criativa que vem sendo dispensada. Qualificar a energia de Escorpião significa nos tornarmos incorruptíveis e realizarmos uma entrega incondicional ao nosso Eu Superior.
A energia dispensada simbolizada pelo signo de Touro, oferece a capacidade de plasmarmos as obras superiores na vida material, a fim de que cada um de nós possa canalizar esse poder criativo para fins evolutivos ativando a capacidade individual de expressão e realização.
Mais conscientes de nossos valores e capacidades, bem como da harmonia, do equilíbrio, da verdadeira segurança, da paz, da perfeição que existem em nosso interior, a terra nova e fértil que a energia do signo de Touro vem oferecer promete a nutrição e regeneração necessárias para que uma nova ordem seja estabelecida.
Com isso acontecendo poderemos perceber cada Ser fluindo para suas próprias formas, encontrando aquilo que lhe é próprio e realizando seu propósito, regenerando seu núcleo de vitalidade, contribuindo com sua individualidade dentro do plano pessoal e coletivo de evolução.