27 de janeiro de 2009


























Criatividade
Tessitura entre a mente abstrata e a concreta
por: Débora Roberta Evangelista


A criatividade é a capacidade que temos de criar novas idéias, condições e soluções para nossa vida. Porém para que ela torne-se eficaz e não seja apenas um amontoado de idéias originais sobre algum tema, a criatividade precisa de sincronicidade, que é justamente a capacidade de criar algo que seja a coisa certa no momento, local e contexto adequado.
A criatividade contribui para uma solução, um novo cenário, uma cura, uma superação, um início ou finalização. A criatividade é a energia que movimenta a vida, um movimento dá origem ao outro, perpetuando as relações.
Nós também temos a nossa origem em um momento criativo. A energia básica que é a nossa energia denominada de sexual, nos torna portadores de grande poder criativo para todas as coisas não apenas para o ato sexual. A energia que promove e movimenta a vida nos torna co-criadores de nossa realidade através do uso e equilíbrio da vontade, do amor e da sabedoria.
Portanto, quando se fala de criatividade e inovação, precisamos cuidar para que os processos pertinentes não fiquem somente no mundo das idéias, mas que seja algo útil e que auxilie na superação e evolução necessários à conclusão e satisfação de nossas necessidades pessoais e coletivas.
O ato de criar pressupõe o de existir, o de querer, que também pressupõe o ato de zelar e nutrir para que a idéia cumpra seu ciclo de vida útil.
Não se trata de apenas um “brain storm” e da coleta da melhor idéia, mas sim de um processo continuado que desencadeia novas soluções e por conseqüência solicita outras mais.
A criação é um processo plástico e a criatividade oferece movimento e ação, trazendo uma idéia nova sobre algo totalmente inusitado. Essas idéias só poderiam vir da mente humana que tem a capacidade de analisar e criar novas formas de vida e comportamento.
Essa mente concreta que produz idéias é assessorada pela mente abstrata, que consegue perceber e captar além daquilo que é visto, sabido e utilizado normalmente.
A mente abstrata pode viajar por paragens onde a lógica não existe e pode então buscar novas formas e modelos para o rotineiro e usual. Portanto, a criatividade não pode acontecer dentro de processos formatados e rígidos como por exemplo: “ Vou sentar-me e concentrar-me até criar algo”.
Semelhante a um processo de meditação, a criatividade surge como um insight luminoso que foi gerado em dimensões e situações que a nossa capacidade de entender concretamente desconhece. Depois desta performance da mente abstrata ela une-se às emoções, para dar cor e movimento às idéias para poder sentir se é bom, se agrada, se é útil. Aqui já contamos com o trabalho da mente concreta, que novamente buscará ordenar e criar um modelo dentro do padrão permitido para tal necessidade.
Qualquer que seja a sua profissão, ou área em que atue e necessite de criatividade, lembre-se de não se esforçar a ser criativo.
A criatividade é um atributo inerente ao ser humano, você apenas deverá aprender a como usar a sua mente abstrata em harmonia com a concreta.
Lembre-se que a mente criativa realizadora é aquela que se movimenta continuamente entre o concreto e o abstrato afim de que a tessitura entre estas polaridades crie aquilo de que você necessita como resposta no aqui e agora.