17 de março de 2009

Modelos Mentais

por: Débora Roberta Evangelista

Uma das primeiras coisas que devemos trabalhar em nós mesmos, para que possamos nos tornar seres humanos livres de limitações desnecessárias é focarmos nas questões pessoais.
Existe um número muito grande de pessoas que buscam auxiliar ao próximo sem que antes tenham pelo menos um conhecimento sobre si mesmas.
O primeiro passo para o conhecimento de si mesmo é olharmos para os nossos modelos mentais.
Modelos mentais são os padrões, os conceitos, as crenças que temos sobre como as coisas funcionam. Esses modelos servem de filtro no momento em que nos relacionamos conosco e com as pessoas ao nosso redor.
Todas as vezes que acontecer alguma situação, daremos uma interpretação a ela partir de nossos próprios modelos mentais e agiremos a partir destes pressupostos.
Como cada um de nós recebeu determinadas influências e educação trazendo bagagens diferentes, devemos aprender a compartilhar nossas visões com os grupos que fazemos parte, inclusive familiares, afim de que o outro possa compreender a minha maneira de ver as coisas e eu possa perceber o mesmo em relação ao outro.
Entender a linguagem e motivações do próximo, não impedem ninguém de ser quem é. Aprender o sistema de pensamento alheio, não profana o seu próprio, mas pode permitir que sua visão se amplie e suas possibilidades de escolha, comunicação e atuação também. Ao compartilhar suas visões, você honra suas idéias e respeita as do próximo, criando uma sinergia que propicia apoio comum, troca de idéias, harmonia e paz nas diferenças