26 de janeiro de 2011

Dá-lhes Mestre!!!!

Novo Zodíaco


Park Kunkle gera polêmica com suas afirmações. Os signos vão mudar?
por Oscar Quiroga, Colunista ONNE




São Paulo, janeiro de 2011- Na última quinta-feira (13), o astrônomo Parke Kunkle afirmou que as mudanças no alinhamento da Terra podem ter alterado as datas de muitos signos do zodíaco. Quando a noticia se espalhou, o burburinho foi imediato.
Com tal mudança, algumas pessoas de Touro de repente tornariam-se de Áries, uns nascidos sob o signo de Virgem virariam Leoninos, e assim por diante. Surgiu até um novo signo, o Ophiuchus, ou Serpentário. Depois veio a explicação de que só os nascidos após 2009 é que seriam influenciados pelas novas definições.
Mas como funciona o “novo zodíaco”? “O meu signo muda?”
Francamente, a esta altura do campeonato é imperdoável que do alto do saber acadêmico de que se gabam os astrônomos possa continuar sendo reeditado o mesmo erro a respeito do zodíaco.
Signos e constelações são referências distintas, as duas são virtuais, realidades construídas imaginariamente, mas isso não lhes diminui o valor, nem às constelações nem aos signos.
As constelações servem de pano de fundo aos signos e lhes emprestam os nomes. São conjuntos de estrelas que se agrupam do ponto de vista do observador terrestre.
Os signos são medidas referências do tempo e espaço por onde ocorre o movimento de nosso sistema solar. Começa este zodíaco no lugar que se chama de ponto vernal, quando a terra recebe iguais horas de dia e de noite.
A tentativa de confundir signos e constelações ou é motivada por má intenção de espalhar brasa ou é por pura ignorância mesmo, o que é imperdoável considerando que a informação provém de um meio acadêmico.
Ao mesmo tempo, incluir a constelação de Ophiucus no zodíaco tampouco leva em conta que enquanto as outras 12 constelações seguem harmonicamente o movimento proposto pelo zodíaco, de leste a oeste, dita constelação a corta de norte a sul. Ou seja, nunca faria parte do zodíaco, apenas o atravessa, como outras constelações o fazem também.

Oscar Quiroga
O colunista é um astrólogo que estuda a relação entre os astros e a humanidade. Comanda atualmente o site Astrologia Real e oferece boletins diários sobre astrologia no Portal ONNE e no Site César Giobbi.