23 de março de 2009

Qualidade de Vida - Organizações


Emoções
A ponte entre os pensamentos e a ação

Por Débora Roberta Evangelista

As emoções são um dos três aspectos que tornam cada ser humano uma individualidade integrada. Corpo físico, emocional e mental formam esse tripé que sustenta e oferece equilíbrio a personalidade e a todas as suas relações com a vida.
A emoção é como uma ponte entre os pensamentos a as ações. A emoção é justamente a liga, o material que traz a adesão entre a matriz mental e a ação dirigida. Sem ela, as nossas preferências, desejos, talentos, necessidades e humanidade não poderiam ser expressas de maneira adequada.

Parece que a emoção e os sentimentos são aspectos considerados humanos demais para um ambiente corporativo e por isso mesmo, acabam por ser negligenciados. Existe em nossa cultura uma necessidade de camuflar as emoções, já que temos menor controle sobre elas. As emoções, nos torna reativos, desencadeia processos fisiológicos nem sempre controláveis. Concluímos errôneamente que as emoções nos tornam vulneráveis, passíveis de julgamentos e menos profissionais.

A emoção é uma energia que coloca em atividade nossas brilhantes déias, que possibilita a expressão do mundo interno para o externo. Mas também coloca em atividade aqueles aspectos nossos que reprimimos ou que mesmo desconhecemos. Elas brotam inesperadamente através das inúmeras experiências que vivemos e trazem à tona conteúdos inconscientes que nem sempre são agradáveis. Todas as relações são baseadas nestes três aspectos e é de extrema importância o trabalho para o equilíbrio destes três aspectos na personalidade.