1 de junho de 2011

Atenção Plena

Por Débora Evangelista
Por acaso você já observou o quanto a sua mente pode levá-lo a penetrar em várias realidades ao mesmo tempo? Antigamente a percepção era muito voltada para dentro, hoje a percepção é levada totalmente a comungar com os meios externos de motivação. A mente torna-se então, alvo de inúmeros pensamentos inúteis. Existem estudos que dizem que temos mais de 90.000 pensamentos por dia e a maioria deles são inconscientes, com conteúdos de julgamento, auto depreciação e outros.
E os pensamentos evocam sensações e emoções, provocam atitudes externas e também movimentam internamente os sistemas do corpo físico criando novas realidades.
E por serem tantos os chamados, os grupos, sejam eles pessoais, de trabalho, em família ou virtuais, falta-nos muitas vezes a realidade pura, aquilo que chamamos de momento presente, o chamado aqui e agora.
Os budistas falam muito sobre a prática da atenção plena, que é a capacidade que cada um possui de nada acrescentar ao que acontece no momento presente, apenas usar a atenção serena ao observar os acontecimentos e somente isso.
Desenvolver esta atenção significa ter a intenção descomplicar a vida. Temos a tendência a complicar as coisas, sempre buscando significados no passado ou no futuro ou em algo externo para as coisas que são como são, ou coisa que estão como estão, naquele determinado momento do tempo.
Buda dava um belo exemplo sobre a reação de uma pessoa ao levar uma flechada. Dizia que ao receber uma flechada, o discípulo deveria ocupar-se em retirar imediatamente a flecha a fim de curar a ferida aoinvés de preocupar-se com quem atirou.
É exatamente esta praticidade que a vida pede em nossas ações diários. Ocupar-se com aquilo que é seu naquele momento. Se você tratar cada coisa como ela realmente é, dentro do contexto em que se encontra, grande paz poderá ser observada.
Este é um dos caminhos, não quer dizer que seja o único, mas pode lhe causar um bem enorme. Pratique a atenção serena!
No ano em que Mercúrio é o regente, o plano mental sofrerá um aceleramento. Para que você possa usufruir destas benéficas energias sem desequilibrar-se, esta é uma dica de ouro. A auto observação, independente de qual seja sua crença, é fundamental para que saiba como utilizar com saúde as energias que astrologicamente lhe são dispensadas todos os dias através de situações e experiências.