12 de março de 2011


Contexto Atual
Por Débora Evangelista


Entender o momento atual pode ser um exercício bastante interessante. Compreender e conhecer alguma coisa, não implica em abdicar daquelas que você já conhece. Sempre, em algum momento de partilha, de troca, aprendemos alguma coisa, nem que seja concluir que aquilo não faz parte de nossos valores.
Observe que a maior parte da humanidade luta para ter razão e preservar os seus próprios valores, o que é correto no sentido de manter egrégoras e relacionamentos. Mas a evolução, que se dá na polaridade, convida-nos diariamente a experimentarmos algo além do conhecido, do previsto, do provado.
Saber transitar entre as diversas experiências sem confundir-se com elas, sem identificar-se negativamente é sempre um desafio para os seres humanos.
Mas, são destas tessituras que poderemos evoluir através do bom e do belo, evitando a estagnação. Porque a Lei Divina, que é justa e perfeita, oferecerá lições de desconstrução, de mudanças forçadas, para aqueles que estão alojados confortavelmente em seus casteletes de razões, segurando conceitos que já não são válidos e precisam de novos significados e complementação.
Este cenário lembra muito a carta A Torre, do tarô. A Torre conta sobre um tempo em que as nossas certezas são colocadas em dúvida, onde surgem eventos e mudanças desconstruindo a nossa realidade, dando a falsa impressão de ruína e morte. O raio que cai sobre o castelo, derrubando apenas a torre dele e o seu habitante, retrata que uma intervenção divina se abate, modificando apenas uma parte do cenário, trazendo a necessidade de nova conduta e uma forte revisão nos valores. A carta da Torre é a oportunidade de avaliarmos nossas vidas, aceitarmos as mudanças e renascermos para algo de grande valor, para além do conforto e de nossos interesses pessoais.