10 de dezembro de 2008

Comportamento


A harmonia que vem através do conflito

por: Débora Roberta Evangelista
É muito importante sabermos usar a nossa mente para selecionarmos e avaliarmos as nossas crenças.
Se partirmos do pressuposto de que cada um de nós possui seus próprios modelos mentais, conseguiremos entender porque muitas vezes duas ou mais pessoas olham uma mesma cena e cada uma interpreta e reage a seu modo, sempre tendo como base esse modelo mental herdado.
Com isso, podemos deduzir a importância de nossas relações pois, são através dos conflitos e choques de opiniões é que desenvolvemos a nossa capacidade de pensar, sentir e agir além dos padrões estabelecidos, além dos paradigmas adotados em uma determinada época de nossas vidas, renovando nosso repertório.

Quando buscamos o equilíbrio e portanto a harmonia, nunca podemos nos esquecer que este estado é resultado de um conflito, do contraste entre duas idéias, duas pessoas, dois caminhos.
Em nosso planeta Terra, tudo é polarizado, tudo que existe possui seu oposto complementar e, somente através da soma destas partes é que poderemos ter uma visão mais completa de uma determinada situação.
As pessoas que fogem dos conflitos, tentando colocar os famosos “panos quentes” estão tão equivocadas quanto as que são muito agressivas.
Quando você expressa gentilmente a sua verdade mesmo que o outro não concorde, você está honrando o seu espaço e permitindo que o outro também tenha o dele.