6 de março de 2009

Movimento nos Céus - 2009

O perigo pode vir de onde a gente menos espera. O céu de 2009 tem trazido muitas visitas ao nosso Planeta, além do cometa em Fevereiro, no dia 03 de março, um asteróide passou muito perto daqui. Vejam as matérias publicadas em noticiários:

Espaço
Asteróide passou pela Terra sete vezes mais perto do que a Lua
04 de Março de 2009, 02:25
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9393182.html

Sydney, Austrália, 04 Mar (Lusa) - O asteróide DD45, com 30 a 40 metros de diâmetro, passou na segunda-feira a 60.000 quilómetros do sueste do Pacífico, sete vezes mais perto do que a Lua, informa a imprensa australiana.
A passagem do meteorito surpreendeu os astrónomos, que não esperavam que passasse tão perto do nosso planeta, referem os média.
"Nenhum objecto desse tamanho ou maior tinha sido observado tão perto da Terra", disse Rob McNaught, cientista do observatório australiano de Siding Spring.
O 2009/DD45 é o asteróide que mais se aproximou da Terra desde 1973, segundo o astrónomo Peter Brown, da Universidade de Ontário, no Canadá, e tem um tamanho semelhante àquele que arrasou cerca de 2.000 quilómetros quadrados de bosque na Sibéria em 1908.
McNaught, contratado pela NASA, detectou o 2009/DD45 na noite de sexta-feira, 27 de Fevereiro e determinou que "por pouco" não atingiria a Terra na sua trajectória.
Cerca de mil asteróides estão classificados como potencialmente perigosos na sua passagem pela Terra ao longo da história.
Segundo McNaught, a probabilidade de que um meteorito de mais de um quilómetro de diâmetro colida com a Terra é de um em vários milhões de anos, enquanto a possibilidade de despenhar um corpo de menor tamanho mas capaz de põe em perigo uma cidade inteira é de um em várias centenas de anos.

________________________________________________________________


Asteróide passa próximo à TerraPublicado em 03.03.2009, às 23h10
http://jc.uol.com.br/2009/03/03/not_193219.php


Um asteróide de tamanho semelhante ao que caiu em Tunguska, na Sibéria, em 1908, provocando uma explosão com a força de mil de bombas atômicas, passou bem perto da Terra na última segunda-feira (2), informaram astrônomos nesta terça.
O asteróide 2009 DD45, que tem entre 21 e 47 metros de comprimento, raspou no planeta às 13h44 GMT de segunda-feira, segundo o site da Sociedade Planetária. A notícia apareceu também em vários blogs de astrônomos de todo o mundo.
O 2009 DD45 foi localizado no último sábado pelos astrônomos do centro de vigilância de Siding Spring, na Austrália, e então verificado pelo MPC (Centro Internacional Astronômico de Planetas Menores), que cataloga os corpos do Sistema Solar.
Segundo esta lista, o asteróide que chegou mais perto da Terra até hoje foi o 2004 FU162, de aproximadamente seis metros, que passou a 6,5 mil quilômetros de nosso planeta em março de 2004.
Fonte: Diário do Grande ABC


____________________________________________________________

Diz a Wikipédia: Um asteroide é um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas. É também chamado de planetóide. O termo "asteroide" deriva do grego "astér", estrela, e "oide", sufixo que denota semelhança.
Já foram catalogados mais de três mil asteroides, sendo que diversos deles ainda não possuem dados orbitais calculados; provavelmente existem ainda milhares de outros asteroides a serem descobertos. Estima-se que mais de quatrocentos mil possuam diâmetro superior a um quilômetro.