3 de abril de 2009

Compaixão

Compaixão não é Ter um coração transbordante de piedade para com os outros. Compaixão é um amor tão profundo que você está disposto a fazer o que for preciso para trazer consciência a uma situação.


Deixe-me lembrá-lo de uma situação que aconteceu na vida de Jesus. Ele pegou um chicote e entrou no grande templo de Jerusalém. Um chicote na mão de Jesus? Este é o significado das palavras de Buda:
"Uma mão ferida não pode segurar veneno".
Sim, Jesus pode segurar um chicote, não há problema; o chicote não pode se apoderar dele. Ele permanece alerta, tamanha é a sua consciência.
O grande templo de Jerusalém havia se tornado um lugar de assaltantes; um roubo sutil acontecia ali. Havia cambistas dentro do templo, e eles exploravam o país inteiro.Jesus entrou no templo vizinho e virou as mesas dos cambistas, jogou seu dinheiro e criou tamanho tumulto que eles fugiram. Eles eram muitos e Jesus estava só, mas com tamanha fúria, tamanho fogo!
E isso tem sido um problema para os cristãos. Como explicar o acontecido? Pois o esforço deles está em provar que Jesus é uma pomba, um símbolo da paz. Como ele pode pegar um chicote em suas mãos, ser tão furioso, tão raivoso, virando as mesas dos cambistas e os expulsando do templo? E sua energia deve Ter sido uma tempestade; eles não podiam enfrentá-lo. Os sacerdotes, negociantes e cambistas fugiram todos, gritando: "Este homem enlouqueceu!"
Os cristãos evitam esta história. Não há necessidade de evitá-la se você compreender este sutra de Buda:

Uma mão não ferida pode segurar veneno
Os inocentes não são afetados.

Jesus é absolutamente inocente! Ele não é violento ou destrutivo - esta é sua compaixão, seu amor. O chicote em suas mãos é o chicote nas mãos do amor.

The Book of the Books - OSHO
Vol.4 discurso 15