7 de dezembro de 2008

Histórias Zen


Prece


Não interfira no amor e na prece de outra pessoa. Abandone a idéia de que você sabe a maneira de amar ou de rezar. Simplesmente respeite as outras pessoas; seja qual for a maneira delas, esta é a forma perfeita para elas.



Uma vez Moisés se deparou com um homem que rezava, porém ele fazia uma oração tão absurda que Moisés o interrompeu. E não era apenas absurda, mas ela insultava Deus! O homem dizia: " Deixe eu me aproximar de você Deus, e prometo que limparei seu corpo quando ele estiver sujo. Se houver piolhos, eu os tirarei. E sou um bom sapateiro, eu lhe farei sapatos perfeitos. Ninguém cuida de você senhor... eu cuidarei! Quando estiver doente eu o servirei e lhe mandarei medicamentos. E também sou um ótimo cozinheiro!"
Moisés gritou: " Pare! Pare com essa bobagem! O que você está dizendo? Que Deus tem piolhos pelo corpo, que suas roupas estão sujas e que você vai limpá-lo e que será o seu cozinheiro? De quem aprendeu essa oração?"
O homem disse: " Não aprendi em lugar algum. Sou um homem muito pobre, sem instrução, e sei que não sei orar. Eu inventei a oração... e essas são as coisas que conheço. Piolhos me incomodam muito, portanto devem incomodar Deus. E algumas vezes a comida que consigo não é muito boa e meu estômago dói. Deus também deve sofrer algumas vezes. Esta é apenas minha própria experiência; ela se tornou a minha prece. Mas se conhece a correta, ensina-me."
Assim Moisés lhe ensinou a prece correta. O homem se inclinou em reverência a Moisés, com lágrimas de profunda gratidão. Ele partiu e Moisés ficou muito contente pensando que fizera uma boa ação. Olhou para o céu afim de ver o que Deus pensava sobre aquilo.
E Deus estava muito zangado! Ele disse: " Enviei-o para que aproximasse as pessoas de mim, mas agora você jogou fora uma das que mais me amam. Agora essa "prece correta" que você lhe ensinou não será de modo algum uma prece, pois prece nada tem a ver com lei; ela é amor. Em si, o amor é uma lei, e não necessita outra lei"

E com amor, a graça acontece. E com o amor, a verdade... Lembre-se, se você for capaz de entender a verdade, ela o liberta.
E não existe outra libertação.

Come follow me -OSHO
Vol1 pag. 25-28
Em português: Palavras de Fogo