10 de maio de 2011

Comunicação Virtual e afins
Por Débora Evangelista

Procure checar se aquilo que você comunica está sendo recebido corretamente. A maioria das pessoas estabelece comunicação a partir de seus próprios pressupostos, esquecendo-se que o interlocutor pode não estar entendendo nada daquilo que quer expressar.
Também esteja atento para que ruídos na comunicação não prejudiquem seus relacionamentos. Em plena Era da Informação, sofremos de um excesso de recepção e emissão de dados e informações.
A maioria deles nem sempre são satisfatórios ou necessários,e na correria do dia a dia, muitas vezes o receptor pode decodificar a mensagem através do emocional. Só este fato pode trazer danos irreparáveis às relações sejam elas afetivas ou comerciais.
Os mal entendidos via e-mail ou redes de relacionamento se perpetuam quando problemas de ordem virtual começam a atingir a realidade.
Seja sincero, seja transparente em suas relações. Cheque as informações emitidas e recebidas com imparcialidade. 
Nas redes de relacionamentos, busque comunicar aquilo que poderia ser dito presencialmente . Evite sobretudo, as fofocas, os julgamentos e o hábito de mandar recados velados.
Alguém poderá estar em um dia emocionalmente instável e tomar para si mesmo o recado e, como diz o dito popular, o feitiço pode sem dúvida, voltar-se contra o feiticeiro.
Lembre-se você co-cria sua realidade através de suas palavras, faladas ou escritas.
Uma boa semana!