Fazendo um 5S pela sua qualidade de vida
Por: Débora Roberta Evangelista
Continuando a série que traz dicas para começar o ano novo astrológico com os dois pés bem plantados no chão, hoje vamos falar sobre o 5S, um programa que facilita a aplicação dos princípios da qualidade nas empresas. O mesmo princípio pode ser utilizado por nós em casa ou no nosso trabalho. Fazer um 5S na vida significa rever e organizar o que serve e o que não serve material e emocionalmente também. O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo:
Seiri- DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário.
Seiton- ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar.
Seisso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
Seiketsu- SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho.
Shitsuke- DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores
Transfira esses cinco “S” para a sua vida e verifique: o que realmente necessito para viver bem? Quem é cada pessoa em minha vida e que lugar elas ocupam? Dou prioridade aos outros e esqueço do meu espaço e de minhas prioridades? Estou com a faxina em casa ou no escritório em dia? Como andam meus pensamentos? E minhas gavetas?Preciso fazer uma limpeza nas minhas antigas crenças sobre como as coisas funcionam? Guardo coisas antigas que não servem mais?Além disso, eu pratico hábitos que me mantêm saudável? Consumo alimentos e produtos que não agridem a natureza? Que tipo de conduta devo adotar para fazer de meu ano, um período realmente feliz, saudável e promissor?
Pense nisso e mãos à obra!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário