23 de abril de 2009

Touro
Construir e Transformar



Uma das características mais marcantes na energia do signo de Touro é a capacidade de construção: tijolo por tijolo construímos uma casa e vivência por vivência construímos nossa vida. Afim de que a nossa casa esteja sempre em ordem, promovemos algumas mudanças que são saudáveis. Observe que temos que manter uma casa limpa, as caixas de água sempre desinfetadas, as paredes pintadas, a hidráulica funcionando, o ambiente decorado e agradável, o jardim aparado e florido. Aquilo que não funciona mais invariavelmente é descartado e substituído.
O mesmo processo acontece na construção de nossa personalidade e na construção da vida que queremos viver, na vida que desejamos TER.
E quando falamos em TER, evocamos a energia de Touro que nos oferece o querer e esse desejo nos dá a capacidade de realizar.
A maioria de nós acredita que o destino seja fatalista e que não existe possibilidade de mudança. Porém o signo de Touro nos ensina que em uma construção existem etapas onde é necessário acumular tijolo sobre tijolo, mas existem outras em que será necessário transformar o material utilizado reformando o que foi construído e em outros será necessário demolir as velhas paredes para construir novas. O ambiente externo poderá ditar algumas necessidades, mas a maioria das necessidades serão ditadas pelo eu interior de cada um de nós, possibilitand0o que tenhamos direitos de escolher sobre como queremos viver esse nosso "destino".
Touro nos ensina que temos o direito de querer algo melhor e que temos o poder de fazer isso de forma harmônica sem culpas ou dramas.
Precisamos ousar, mas com um certo nível de segurança - que é um outro atributo do signo de Touro - temos que ter um projeto, temos que ter a “planta da construção” para que dentro deste planejamento não haja enganos, trincas nas paredes, falta ou sobra de material.
Neste período, procure formatar seus projetos. Faça uma lista criativa com todos os seus desejos e depois transforme esses desejos em projetos. Veja o que é possível realizar agora e, os que considerar grandiosos demais, deixe-os guardadinhos , esperando pelo momento certo. Faça um planejamento estratégico de como alcançar a materialização levando em conta idéias X possibilidades concretas.
Comece a plasmar seus sonhos e a objetivar isso. Comece devagar e continue nutrindo as fases de implantação, usando de flexibilidade e pragmatismo.
Lembre-se que existe um campo de infinitas possibilidades, mas para que elas possam acontecer, você tem que dar o primeiro passo.
Boa sorte e boas escolhas!

22 de abril de 2009

Sol em Touro
Enfim a paz, o amor e a segurança

por: Débora Roberta Evangelista

Como citei anteriormente, o Sol em Touro representa o trabalho com foco nas aquisições materiais e valores.

Este simbolismo oferece também os atributos de seu regente que é o planeta Vênus.
Vênus simboliza a nossa capacidade de amar, de doação, de compartilhamento e da capacidade de viver o lado bom e belo da vida.
Neste período é importante que os valores intangíveis acima representados sejam enaltecidos e praticados.
Construir uma vida de paz, amor, segurança e beleza exige o despertar de um grande desejo de que isso aconteça. Esta é uma época onde a capacidade de você associar os seus sonhos e desejos à realidade e prática são muito fortes.
Portanto, comece desde já a praticar, na simplicidade do cotidiano, a experiência de uma vida mais harmônica. Esta prática começa com alguns passos como uma nova disposição de móveis na casa, um arranjo de flores, uma doação, uma oração, receber uma massagem, uma caminhada junto à natureza, um ato de perdão, gentileza ou caridade. Explore as possibilidades de visualizar e transformar o seu mundo em algo melhor.

De posse de novos olhos e firme no propósito de realizar algo que contribua para a harmonia interior e exterior, este período será muito auspicioso. Um aumento de fé e confiança nos processos de vida serão evidenciados e a paz, a harmonia e a segurança trarão a realização de muitos desejos.

21 de abril de 2009

Sol em Touro
Circulando a riqueza

Conviver com a materialidade e buscar novas formas de aperfeiçoar o próprio trabalho significa antes de mais nada aprender a servir e entender os processos e transformações que ocorrem na troca de energia material.
Aprender a servir significa que o seu trabalho deverá oferecer algo realmente importante às pessoas e contribuir para a melhoria de vida delas.
Nunca devemos pensar nos valores apenas como dinheiro a ser acumulado e sim, em energia material que deverá circular produzindo mais e mais riquezas. Essa energia circulando, auxiliará a sociedade como um todo.
Quando começarmos a observar o verdadeiro processo de troca, o fluxo de trabalho melhorará, nos tornaremos mais criativos, nossos negócios ou atividade profissional passarão a ter um objetivo, uma razão social, um propósito, uma missão.
Então, o princípio de prosperidade será atingido e novas formas de trocas serão conhecidas criando uma circulação positiva na energia material onde a segurança estará focada nos processos e nas pessoas e não na moeda como um bem em si mesmo.
Vamos aproveitar o ciclo do Sol em Touro para organizar a nossa vida material de forma a fazer circular aquilo que está estagnado. Pode ser que você esteja acumulando coisas que não utiliza mais em suas gavetas, mas também pode ser que tenha acumulado muitas idéias e que elas não estejam sendo compartilhadas.
Abra-se e permita que todas as pessoas possam usufruir de seu conhecimento e pratique a circulação dos seus bens tangíveis e também daqueles intangíveis, afinal a matéria nada mais é que o espírito em uma vibração diferente.

20 de abril de 2009

A entrada do Sol no signo de Touro

Por: Débora Roberta Evangelista

O signo de Touro simboliza a casa II do mapa astrológico que tem como cenário o âmbito das aquisições e valores. Aqui o TER, o possuir, o acumular são aspectos importantes da vida.
Desde muito tempo, o homem sente segurança quando possui provisões para sua sobrevivência e bem estar.
O céu traz experiências e reflexões sobre nossos aspectos materiais. Conferir e atualizar as contas, buscar formas de aperfeiçoar o trabalho para ter uma melhor renda e aprender a contatar a abundância, serão aspectos importantes a serem trabalhados.
Touro traz a capacidade de realização. Observe em seu dia a dia o que realmente deseja construir e empenhe-se na realização de seu ideal.

18 de abril de 2009

Chama Trina
A chama azul e o atributo da Vontade divina


por: Débora Roberta Evangelista

Prosseguindo e finalizando as explanações sobre a chama trina, vamos iniciar esta leitura com um exercício. Peço que entre em contato com seu coração e visualize- se dentro de um tubo de luz azul elétrica que transpassa seu corpo, descendo do céu até o centro da terra. A chama azul simboliza a Vontade divina.
A Vontade divina pode ser traduzida em capacidade de realização, em determinação em fé, em energia para iniciar, para caminhar para qualquer nova situação sentindo-se protegido. A Vontade move o peregrino rumo à conclusão e efetivação de sua jornada. De posse do Amor e da Sabedoria, ele precisa dar os primeiros passos, desbravar o caminho, realizar o seu desejo, suas idéias e seu propósito.
A energia da Vontade vem concluir os três atributos divinos representados pela chama trina que se localiza no centro cardíaco. Visualize agora em seu coração, as pétalas desta chama nas cores rosa, dourado e azul.
Aqui, o Amor, Sabedoria e Vontade representam a centelha divina que se expressa através do equilíbrio destes três atributos. Isso se realiza através da auto observação diária e da prática destes princípios em sua conduta e rotina. Tal qual um tripé que sustenta uma mesa, o ser humano tem que trabalhar em si mesmo este equilíbrio para que possa fluir e contribuir com sua evolução da melhor maneira possível.
Portanto, temos ancorados em nossos corações o amor divino que inspira o emocional, a sabedoria divina que inspira o mental, e o poder divino que inspira o corpo físico, o nosso querer.
A prática da expansão da chama trina resulta no poder pessoal
baseado no princípio crístico. Isso faculta a cada um de nós a possibilidade de tornar-nos seres auto realizados que podem criar novas realidades a partir do pensar, sentir e querer expressados através do uso correto da vontade. Esse tripé permite que façamos escolhas conscientes, contribuindo com a evolução coletiva à partir de aspirações mais sublimes de fraternidade, equanimidade e amor.
Agora, visulize a chama trina que existe em seu coração e deixe-a expandir como um pequeno sol que se expande ainda mais e mais conforme você inspira e expira o ar , irradiando Poder, Amor e Sabedoria a todas as pessoas e formas de vida que entrarem em contato com você.
Seja, desde já, o seu melhor.


17 de abril de 2009

Chama Trina
Chama dourada - Atributo da Sabedoria Divina


Hoje vamos adentrar nos domínios da chama dourada que simboliza a sabedoria divina. Como fizemos ontem com a luz rosa, gostaria que você novamente entrasse em contato com o seu coração, visualizando uma luz dourada adentrando no topo de sua cabeça e deslizando até o centro da terra, passando pelo seu corpo, trazendo sabedoria e pragmatismo para sua vida.
A luz dourada oferece-nos a capacidade de entender o funcionamento das coisas e transformar o conhecimento em sabedoria, a escuridão em luz, a ignorância em inteligência através da mente, do conhecimento que com a prática se transforma em sabedoria.
Ela oferece clareza e entendimento que transcende a razão e a lógica convencionais abrindo nossa percepção a conhecimentos e experiências em níveis abstratos que antes desconhecíamos.
A chama dourada traz a sabedoria de Deus para nosso cotidiano, guiando-nos em nosso processo evolutivo, trazendo discernimento e compreensão.
O caráter de nossa mente é dual e seletivo, a mente tanto separa quanto junta, através de analogias. A mente nos auxilia a classificar as coisas e escolher. Mas a mente também nos divide entre bem e mal, certo e errado trazendo muita confusão sobre como as coisas funcionam.
Portanto, a chama dourada, representa a Mente Divina, a mente abstrata que está além da aparente dualidade que a mente concreta oferece.
A mente abstrata se apresenta através do atributo Sabedoria e através da compreensão, traz uma paz que excede todo o entendimento e então, um grande fluxo da energia de Amor-Sabedoria é sentido e compartilhado.
O amor precisa caminhar junto á sabedoria para que haja equilíbrio entre emoção e mente – sentir e pensar.
O excesso do pensar causa intelectualismo e pode haver frieza e indiferença aos aspectos do coração, faltando humanidade nas relações. O excesso de emoção pode levar a ações passionais ou depressão trazendo muito sofrimento. Portanto, permitir que o Amor e a Sabedoria divinos sejam irradiados através de nosso centro cardíaco, permitirá uma atividade intensa da espiritualidade em nossas vidas, através da prática e contato constante com estes atributos.
Mas além de sentir e pensar, temos o querer, que é a capacidade de realizar aquilo que penso e sinto como ideais.
Porque é tão difícil realizar e qual é o aspecto divino que me trará esta capacidade?
Amanhã tem mais: a última pétala da chama trina. Aqui, você vai começar a entender o processo de auto realização.

16 de abril de 2009

Chama Trina
Centelha divina que arde em todas as coisas

Por: Débora Roberta Evangelista

A centelha divina que arde em todas as coisas, encontra-se alojada em nosso coração ou centro cardíaco. Este centro mantenedor da divina presença em nossa vida, tem como simbolismo três atributos a serem trabalhados por nós durante esta e muitas existências.
Através do reconhecimento da presença divina em nós – a chamada de presença “EU SOU” - poderemos atingir tudo aquilo que pudermos nos tornar: seres humanos integrados.
Assim, vivendo uma vida boa, justa, bela e desenvolvendo nossa espiritualidade com mais consciência e participação poderemos ser Deus em ação no aqui e agora.
A chama trina é simbolizada por três chamas que ardem em nosso coração. Elas possuem cores e atributos.
Hoje eu escrevo sobre a chama rosa que simboliza o amor divino ancorado no seu coração.
Gostaria que enquanto lesse o texto, que pudesse concentra-ser no seu coração, nas batidas que pulsam e lhe concedem a vida e também concentrar-se na cor rosa.
O Universo apresenta as energias mais sutis através de simbolismos, já que nem sempre podemos tocar nas idéias e energias mais invisíveis.
Por serem intangíveis, as energias precisam ser conhecidas, estudadas, experimentadas e adotadas na prática diária. É preciso um longo aprendizado para poder ver, sentir e tocar as energias mais sutis.
Mas vamos lá... a energia do amor divino, é a energia do amor incondicional. Aqui, todas as criaturas, seres e formas de vida são amadas incondicionalmente. O amor é prático, é inteligente, e ele acontece através da atividade, ou seja, ele acontece através de aprendizagens fortes relacionadas ao amor pessoal e ao amor incondicional. Quanto mais aprendemos e doamos nosso amor, tal qual uma gota no oceano, ele contribui para a nossa consciência maior de que todos somos um. E embora, para nós seja difícil a idéia de amar sem apego, a própria vida colabora para que isso aconteça. A energia do amor é inevitável.
Quando começamos a meditar na chama rosa, grande bem aventurança começa a ser disponibilizada pela espiritualidade e podemos dentro de nosso tempo e aprendizado, permear o nosso emocional desta energia e oferecer algo melhor aos outros a partir de nós mesmos.
Esta prática não deve ser forçada e nem você deve tentar dar significados ao que seja essa energia do amor divino. Apenas pratique e observe, aos poucos, a diferença.
Deixe de lutar mentalmente e abra seu coração. Sua jornada será sem dúvida uma grande aventura a favor da liberdade e do amor. Amanhã escrevo sobre a chama dourada. Com ela você vai perceber que nesta jornada, a mente é aliada do coração.
Muita energia rosa! Amor, amor, amor sempre!

15 de abril de 2009

Chakra Cardíaco
A Chama Trina do Coração

por Débora Roberta Evangelista



Chakras são os conhecidos centros de energia que localizam-se em nossos corpos sutis e que podem ser visualizados por pessoas muito sensíveis que possuem o dom da clarividência.
Estes vórtices de energia vibram constantemente trazendo equilíbrio para nosso corpo físico.
No centro de nosso peito, temos o chakra cardíaco, um pequeno Sol que gira em sentido horário e trabalha a expressão do amor incondicional.
Amar incondicionalmente é simplesmente não condicionarmos as coisas e pessoas que amamos apenas às nossas vontades e sentimentos é ter um espaço livre e suficiente para a vida acontecer de forma livre, onde as expressões e afetos vêem e vão como ondas em um grande oceano de amor e energia.
No centro cardíaco, encontra-se a chama trina que simboliza os três atributos divinos: Amor, Poder e Sabedoria. Neste centro, reside a centelha divina, nosso princípio crístico que deve ser reconhecido e expandido afim de que todos os seres humanos sejam o que realmente são: Deus em ação.
Estas semana, eu vou escrever sobre os atributos divinos e como eles funcionam na prática diária. Uma boa dica, será durante este período você visualizar um sol no seu peito e expandi-lo entoando a volgal “A” muitas vezes como se fosse um mantra.
Grande alegria e expansão será sentida e então, de posse deste estado, você poderá brilhar e expressar a sua individualidade através da sua forma de amar.

14 de abril de 2009

Aceitar o Amor como Verdade

por: Débora Roberta Evangelista

A mudança de postura e de atitudes diante das situações promovidas pela vida, tornará cada um de nós, criadores de nossa própria realidade.
Constantemente, o Céu dispensa uma energia de cura para que as percepções que temos a respeito de nossas vidas e de como as coisas funcionam possam receber a clareza e o discernimento necessários para a tomada de uma série de decisões.

Ao realizar com consciência e tendo como instrumento a Verdade, criamos condições compatíveis com nosso plano evolutivo e conquistamos a liberdade de nos tornarmos os seres de origem Divina que realmente somos no aqui e no agora.

A decisão básica consiste em refletirmos sobre a nossa existência e fazer a opção de passar a viver totalmente na energia do Amor ou continuar regidos pelo medo.
A vida promove a energia da Verdade como condição de evolução e instrumento para atingirmos a visão do que seja perfeito para cada um de nós.

Entre em contato com a sua Verdade e flua com os bons acontecimentos programados para este período. Nesta fase em que as pessoas sentem as mudanças em forma de crise, é uma época muito favorável para a expressão do Amor pessoal e incondicional. Aceitar o Amor como Verdade e consagrá-lo diariamente em seus pensamentos, sentimentos, atitudes e palavras trarão a mudança significativa que nossa humanidade tanto busca.

13 de abril de 2009

SOL - Regente do ano de 2009

Há uma sabedoria antiga que diz que quando fazemos a pergunta certa, automaticamente a resposta se revela.
Neste período em que o Sol é o regente do ano - e isso simboliza o uso correto de nossa energia vital e criatividade - devemos nos perguntar:
" Como posso aumentar a minha capacidade de amar, ser feliz e expressar alegria de viver?"
Cada um de nós deve procurar a todo momento questionar se a felicidade e a plenitude são recorrentes em nossa rotina ,se temos prazer e alegria em nossas vidas nas pequenas e grandes coisas que fazemos e, decretar o que queremos, com uma boa dose de vontade para nos sentirmos merecedores e capazes de conquistar este estado. Somente a mudança de nossa percepção sobre nós mesmos e sobre o mundo é que poderá desencadear as possibilidades de uma vida melhor.
Temos um pequeno Sol localizado no centro de nosso coração. Contatar esse Sol e expandí-lo, pode trazer a todos nós a experiência de compartilhar o amor, a alegria e o entusiasmo que tanto buscamos no mundo externo.
No coração reside a nossa divina presença e, todo Amor, Sabedoria e Vontade divinos estão latentes, somente esperando pelo nosso reconhecimento.
A partir deste centro você pode escolher a evolução pelo amor, realizar a sua missão, contribuir com sua individualidade, com seus dons e talentos para a comunidade planetária. Isso significa também que você escolhe deixar a evolução pelo medo e para isso você precisa da coragem de um leão ( coincidentemente o signo regido pelo Sol).

Coragem significa "com o coração", e é quando você ousa ir além do que foi estabelecido, superando os limites auto impostos.
Neste período, procure a luz que existe dentro de você e ofereça seus potenciais ao mundo. Se cada um de nós buscar a manifestação de sua própria presença divina, com certeza haverão pequenos sóis iluminando toda a Terra.
Seja um Sol para todos os seres, estenda seu brilho através de seu amor a todas as formas de vida. Seja gora, todo o seu potencial.


12 de abril de 2009

Ressurreição e Vida

"Eu Sou" a Ressurreição e a Vida

Este Domingo de Páscoa sugere à nossa humanidade uma grande reflexão sobre o simbolismo desta data, na pessoa do Cristo ressucitado. Trata-se de mais uma oportunidade que o Universo - através do cristianismo - nos revela sobre a capacidade que cada ser humando tem de reverter as suas mazelas, as suas dores transformando chumbo em ouro, transformando dor e sofrimento em transcendência e ressurreição.
A capacidade que todos nós temos de começar de novo, de receber mais uma chance, de ter uma iniciação, de levantar-se apesar de todas as aparentes dificuldades...
Desejo a todos, a ressurreição de todas as coisas boas. Que o Cristo Interno de cada um de nós possa resplandecer em Amor, Poder e Sabedoria divinos.

PAX

Débora

11 de abril de 2009

Trechos de Livros

Enquanto você medita,
O mestre mais perfeito está sentado bem perto de você.
Sua postura é perfeita.
Aos poucos você corrige sua postura pela dele.
As suas mãos se tornam as mãos dele.
Os seus braços, os dele.
Seu corpo e sua cabeça espelham o corpo e a cabeça do mestre.
Sua serenidade é a própria serenidade dele.
A sua respiração e a dele se tornam unas.
agora é ele que começa a guiar o seu discernimento.
O seu Amor e seus Propósitos na Vida.
agora e para sempre.

10 de abril de 2009

Qualidade de Vida - Pessoas & Organizações

O texto abaixo data de Julho 2001, época onde os processos para garantia da qualidade em nosso país, ainda estavam ainda em seus primórdios. Daquele tempo para cá, muita coisa mudou, mas a essência a ser trabalhada é a mesma. No panorama geral, detectamos que ainda continua laboriosa para algumas organizações a conquista e adesão de grupos a alguns destes princípios que focam a qualidade de vida do indivíduo.



A importância do auto conhecimento
para nossa qualidade de vida

por: Débora Roberta Evangelista


Nutrir e alimentar tudo o que é vital para a qualidade de vida individual e coletiva deve ser uma busca constante de todos nós.
Qualidade é um princípio que busca a melhoria contínua e esse processo é inerente á nossa evolução.
Sabemos que em quase todas as instituições existem programas de selos para a garantia da qualidade e de que neste processo existe a necessidade de integração entre todos os envolvidos no processo de fabricação ou prestação de um serviço.
Conseguir a verdadeira adesão dos participantes é uma tarefa muito grande e especial. Todos precisam entender e colaborar no que denominamos de “missão” da empresa ou grupo.
Neste momento, as técnicas de abordagem holística visando o auto conhecimento são aliados poderosos para as áreas de Recursos Humanos e Garantia da Qualidade.
Essas técnicas e vivências contribuem para uma consciência maior do papel individual e coletivo do indivíduo no processo da qualidade de vida.
O auto conhecimento leva o indivíduo a buscar novos paradigmas para sua vida, trazendo mudança de padrões e aflorando potenciais criativos que talvez desconheça. A partir deste reconhecimento ele é um ser mais completo e pode perceber que é engrenagem fundamental de uma grande máquina e a importância de sua colaboração promove um processo da qualidade ainda mais abrangente.
Na aquisição de uma nova maneira de perceber a si mesmo e buscando novos caminhos para solucionar seus questionamentos pessoais, familiares e do grupo há uma melhora significativa da ambiência, das relações humanas e hierárquicas no trabalho.
Afinal, o indivíduo integrado pode perceber que há um porquê, um significado para tudo o que acontece. Ele não conhece apenas a tarefa que executa, ele compreende todos os sistemas integrados da empresa, percebe todos os fatores que implicam um trabalho de qualidade, adquire a visão sistêmica do processo.
Tomando consciência do todo e de si mesmo, do seu processo como indivíduo e coletivo ele adquire esta nova visão e passa a ampliar e apoiar um sistema que visa a satisfação de todos.
Podemos utilizar várias práticas holísticas associadas às necessidades e missão da empresa ou grupo. O importante é criar um ambiente de pessoas cooperativas e integradas e que buscam a melhoria não só do produto, mas de tudo o que possa estar associado ao processo de bem viver.
A empresa só tende a ganhar, cumpre sua razão social que é promover produtos e serviços e empregar homens e mulheres capazes.

Vale a pena nutrir o que há de bom, isso é a real garantia de qualidade.

9 de abril de 2009





Por que fazer nosso Mapa Astral?

por: Débora Roberta Evangelista



Porque ele é um instrumento muito importante para nossa caminhada rumo ao auto conhecimento. Ele é o mapa de nossa jornada pelo planeta Terra, que não pode ser percorrida por mais ninguém a não ser nós mesmos.
Como sabemos, os mapas são linhas delineadas que simbolizam caminhos, demarcam limites. Os caminhos sempre são muitos, que nos levam a determinados lugares. Precisamos saber de onde viemos, aonde estamos e para onde desejamos ir.
O mapa astrológico vai indicar esses pontos, centrá-lo no presente, avaliar os caminhos que permitirão a você escolher qual a melhor maneira de trilhar a jornada rumo ao seu objetivo de vida. O mapa aponta opções na escolha de como você prefere fazer essa caminhada.
A chave é trazer à consciência, aspectos que estão latentes, energias que podem ser positivamente manifestadas.
Através de dados como data, horário e local de nascimento, é desenhado o céu naquele momento e a partir daí teremos o que podemos chamar de mandala pessoal, ou seja, o seu mapa simbolizando as energias e formas de atuar e se auto conhecer.
Tornando essas energias latentes conscientes, o seu caminho de crescimento será mais criativo e menos árduo, pois a astrologia nos dá uma visão microcósmica ( nós e o dia a dia) e macrocósmica ( nós enquanto humanidade e seres em evolução) fazendo com que trabalhemos a integração de diversos aspectos que muitas vezes estão em desarmonia por falta de uma compreensão maior de nós mesmos e do Universo.
O mapa vai delinear esses potenciais e tendências, bem como esclarecer algumas dificuldades de entendimento, corrigindo as rotas que porventura possam ter sido traçadas de modo inconsciente ou equivocado.
Afinal, de posse de um mapa, as dúvidas em relação a uma viagem ficam menores. A sua responsabilidade fica vinculada ao livre arbítrio que você tem ao escolher o pecurso, o meio de transporte, o tempo, o ritmo, os companheiros de viagem...
A interpretação do gráfico vai mostrar as lições a serem revistas, vai ajudar você a compreender e liberá-las através do processo de transformação ( dar atualidade ao seu passado reintegrando-o a partir de novos conceitos) o que lhe permitirá trabalhar apenas o presente de forma criativa para realizar o vir a ser de maneira mais consciente.
O mapa é o traçado mágico de Deus Pai-Mãe, é a linguagem do céu. Esta linguagem simboliza o plano divino e cada um de nós tem um papel muito importante neste contexto.
A astrologia nos auxilia a decodificar essa linguagem do céu de acordo com o momento de vida. O mapa astrológico o acompanha em todas as fases de sua vida, indicando caminhos, auxiliando-o em seus processos de crescimento e compreensão.
Num momento em que buscamos um sentido para nossas vidas, o mapa astrológico pode ser um bom aliado, fornecendo informações que poderão dar um novo significado às energias que parecem estar estagnadas.
Você já deve ter ouvido falar, mas vale a pena repetir: quanto mais você se conhece, mais recursos você tem para utilizar seus potenciais de forma consciente e equilibrada para a sua auto realização.
.

8 de abril de 2009

Ano Novo Astrológico - 2009 -

Ainda é tempo de refletir e direcionar as energias...

por: Débora Evangelista

Passamos apenas a primeira quinzena do início do ano novo astrológico que iniciou-se em 20 de Março. Recapitulando um pouco sobre este evento:

"Na astrologia o ano novo começa em Março quando o Sol entra no signo de Áries, depois de passar um ano transitando em todos os outros signos do zodíaco. Estes trânsitos do Sol marcam a evolução cíclica das doze energias solares em nossas vidas, onde comemoramos datas dos mais diversos tipos como nascimentos, encontros , transformações, mudanças, alegrias e tristezas, sonhos e realizações.
É interessante perceber que existem os mais variados calendários das mais diversas tradições que nos trazem muitos anos novos dentro deste período. Parece que o Universo não se cansa de mostrar que todo final é seguido de um novo começo e que todos os dias podemos começar de novo.
Neste ano regido pelo SOL que é fonte de luz, espiritualidade e vida, vamos nos lembrar de que todos os dias ele está irradiando sua luz e através desta inspiração e força que ele nos oferece, podemos nos preencher dessa luz e refletir isso em mais um ano que se inicia. Faça uma meditação, visualize que a substância brilhante do Sol está sendo derramada em sua consciência e que você está recebendo, a luz, a força, a vitalidade e a ordem cósmica em sua vida. Deixe que o Outono leve as folhas secas e coloque a sua intenção de conectar-se à ordem cósmica para uma renovação. Boa meditação e o desejo de que você tenha um ano novo claro e brilhante como o Sol."

Olha lá... antene-se... Direcione seu arco e sua flecha para o alvo que você pretende atingir. Vamos lá fazer o que será! Boa sorte!
Força e coragem!

7 de abril de 2009

Trechos de Aulas











Aula prática sobre Mantras, Filosofias e Religião
por: Débora Roberta Evangelista


Ioga: religar-se a Deus / Força maior/ Natureza/ Energia Cósmica/ Universo/Fonte

Praticar ioga: Métodos para reconectar-se com Deus

Religião: significa religare = religare é ligar-se à Fonte

Fonte: origem - de onde viemos , nossa procedência

Folclore: costumes de um povo

Alguns povos cantam e dançam para louvor o seu Deus. Dançar e cantar podem ser formas de nos sentirmos ligados, energizados e em sintonia com o Universo.
A dança e o canto são expressões, são maneiras do ser humano expressar seu amor, sua devoção, suas crenças. Sabemos que cada povo tem sua crença.. Portanto no Universo existem outras tantas formas de expressão além das nossas.


Quando adquirimos tal percepção, tornamo-nos mais aptos a compartilhar e percebemos que cada povo tem sua história e oferece a sua contribuição para o entendimento da vida.
Muitas vezes temos medo de aprender ou de entrar em contato com algo novo, algo desconhecido.Isso se aplica a muitas situações em nossas vidas.
Se não ousarmos, afim de conhecermos outras culturas e costumes não haverá possibilidades e crescimento e evolução.

Portanto, vamos abrir nossos olhos para outras tantas experiências e costumes de outros povos ou até mesmo os nossos e respeitar a liberdade que cada pessoa tem de se expressar. Isso é divino, isso liberta. Ser preconceituoso é limitar as experiências que podem complementar as nossas.

Hoje vamos conversar sobre o que seja mantra.Primeiro vamos ouvir um mantra.( Pausa)
Os mantrans fazem parte do folclore religioso da Indía e do Tibet.Foram compostos pelos rishis ( antigos sábios de tempos imemoriais).

MAN-TRA
MAN= corpo mental/substância mental/elemento éter
TRA= alavanca/projeção/salvação

Existem quatro elementos na natureza: Terra, Água, Fogo e Ar.
O ser humano busca seu auto conhecimento, sua espiritualidade, sua religião, seu religare através destes quatro elementos. No quinto elemento que é o éter trabalhamos aquilo que não podemos tocar concretamente que é o som.

O som é o Verbo, a origem. Ele te leva para a origem. Quando dançamos, cantamos, falamos, nos expressamos, estamos buscando nossa origem.
Quem somos? Do que gostamos? Como é estar por aqui na Terra? Como eu expresso meus sentimentos? Quais são minhas relações? A palavra é sagrada. O som é primordial.
Então o mantra - que foram palavras e sons criados pelos rishis ( que eram sábios e portanto portadores da palavra divina) - são sons carregados de poder.
Poder: é a capacidade de concretizar, de existir, de acontecer. Sons que fazem as coisas acontecer, que são condutores de energia.

A prática de mantras é uma prática de sons e ultra sons com objetivos.
Eles são na maioria criados na língua sânscrita ( primeira língua que deu origem a outras) e datam historicamente de 4000 AC ou se preferir a 2 ou 3 milhões de anos.
Para o pessoal do Tibet e Índia o mantram é utilizado para muitas coisas.

Vamos ver o que eles nos ensinam:
01. O mantra traz a possibilidade de netrarmos em contato, de "tocarmos o nosso mestre interno 02. O mantra traz o desapego e por consequência: a alegria, paz e saúde, compreensão da manifestação do Universo
03. Pode ser utilziados para fazer crianças dormirem
04. Contribuem para a longevidade, criatividade, proteção, bem estar físico ( saúde), equilíbrio, sabedoria, purificação.

Temos esses benefícios e muitos outros. Temos mantras até para picada de cobra!
Mas nada disso substitui Deus, a natureza ou até mesmo a medicina. Isso são instrumentos para as pessoas chegarem mais perto de Deus. Canalizarem seu potencial criativo, possibilitando ao ser humano ser um co-criador junto ao Universo.
Assim como nós vamos até a igreja rezar, os indianos entoam esses mantras em louvor a seus deuses.


Alguns se utilizam de uma japa ou mala (espécie de terço) onde eles repetem o mantram sem parar. A japa é composta de 108 contas e serve como um condutor tátil, visando que a pessoa que entoa o mantra não se distraia, não pense e aquiete a sua mente.
A principal função de alguns mantras é de que a pessoa cesse a tagarelice mental, apra que ela possa esvaziar-se.

Sempre que vamos fazer alguma visualização ou exercício, a mente não para de intrometer-se na meditação, não é mesmo?
Então, se você repetir o mesmo mantra muitas vezes, com o tempo e a prática, os pensamentos apenas passarão por sua mente sem você retê-los ou ocupar-se deles.
Essa prática traz serenidade, fazendo com que a mente e o coração cheguem a um estado de serenidade. Este estado de serenidade traz calma, senso de presença e bem estar.

Precisamos aprender a limpar nossa mente e a relaxar. Isso pode ser feito através de muitas técnicas de relaxamento como a visualização criativa, a meditação ou mesmo fazer alguma coisa manual ou criativa: dançar, bordar, tecer, ou entoar mantras.
É recomendado não cantar mantram entre 23.00 e 1.00 da manhã. A energia não é legal a essa hora.Também é preciso não cantar errado, caso você escolha um mantra em uma língua desconhecida.

É interessante cometar que as vogais têm um poder muito grande segundo essa sabedoria e muitas outras. A E I O U são letrinhas que tem sons poderosos.
Os índios têm uma dança circular em que cada um entoa somente as vogais de seu nome. Eles dizem que as vogais de nosso nome são a nossa alma.


Mas o pessoal que pratica os mantram na Indía não ficam o dia todo cantando não com a japa na mão...Eles praticam aquilo que acreditam. Eles têm algumas regrinhas: não violência, não mentir, não roubar, não exagerar nos apetites, não ser apegado, pois na filosofia deles violar estas leis é ter muito sofrimento. Eles trabalham para que dentro deles haja pureza, alegria, austeridade, auto estudo, entrega a Deus.

Isso porque desde que o mundo é mundo e que o homem começou a pensar e observar em sua vida é sabido que não importa aonde você esteja, qual seja a sua religião, qual seja seu Deus: algumas verdades são universais.
E é importante que cada um de nós busquemos essas verdades dentro de nós mesmos para perceber o Todo, o conjunto, para perceber a multiplicidade dos Universos contidos dentro e fora de nós. Eis aqui que se revela um dos nossos maiores objetivos na terra.
Conhecer para poder aprender. Aprender para saber. Saber para praticar. Praticar: aprender e ensinar o Amor. Esses ensinamentos estão a nossa disposição. Algumas idéias desta aula foram extraídas de livros, tradições e cursos que fiz. Mantram é plural de mantra, segundo meu professor, mas aqui usei mantras por ser de conhecimento popular.

Até a próxima!
Namastê!


Débora

6 de abril de 2009

Mensagem





Há cerca de 18 anos, eu tenho esta mensagem no verso dos impressos de mapas astrológicos que interpreto, desde o início de minha carreira de astróloga. O tempo passou, mas essa mensagem sempre será atual e necessária. Desconheço o autor. Vale a pena compartilhar.



FILOSOFIA ORIENTAL

Não se esqueça, você deve sempre compartilhar, pois você está aqui. O amor sempre compartilha. Em algum lugar alguém lhe espera, vá até lá e não precisa levar nenhum presente, leve algo invisível. É difícil explicar a coisa invisível que você está levando, pois é apenas um modo de ser. Fique aberto com quem lhe espera, não precisa dizer nada, apenas esteja com seu parceiro, ria, coma, converse. Ele sentirá o seu novo modo de ser, ainda que demore. Pode ser difícil para você também, mas aprenda a compartilhar, embora nem sempre lhe entendam. É possível que, no início, você não seja compreendido, porque as pessoas não esperam que os outros compartilhem, ninguém pensa nisso e podem até desconfiar. Desconfia-se sempre do que não se conhece ou do que não se espera, pois não se pode catalogar ou solucionar. As pessoas gostam de rotular as coisas ou as outras pessoas, mas você não é um mecanismo a ser catalogado. É um ser humano que está pronto para partilhar, envolver-se comparar. Você é como uma flor, um florescimento da consciência humana, exatamente como quando uma flor aparece numa árvore, indicando que a árvore está florescendo e breve dará frutos. A árvore está pronta e as flores são a sua beleza e o seu êxtase antes de começar a frutificar; porque frutificar é realizar, é chegar ao clímax, atingir o crescimento e por isso, antes alegra-se com as flores; como você se alegra em comprar ou compartilhar porque você também está crescendo; você tem uma árvore interna pronta para o salto que está para acontecer a qualquer momento e antes do acontecimento todo o seu ser desfruta a alegria de ter se completado quando começou a participar. Você esperou muito tempo e agora chegou o momento. Depois de uma longa espera todo o seu ser floresce; leve esse florescimento aonde for. E comece a pensar em reparti-lo com quem ama. Não escute apenas minhas palavras, é preciso que você se sinta florescendo dentro de você, senão não poderá repartir. Abra-se à vida, sem desejos, mas quando o desejo chegar, deixe-o acontecer e desfrute-o como se fosse uma graça; mas não planeje o seu desejo, nem pense nele. Deixe que ele simplesmente apareça. Pensar é corromper, é falsificar o desejo. Não confunda pensamento com inteligência; quando a inteligência existe não precisa do pensamento; você reage imediatamente ao que lhe estimulou, não precisa pensar o que deve fazer, a inteligência está presente e reage por ela mesma. A inteligência é como um espelho; reflete. O pensamento é um substituto. Não pense no desejo, deixe que ele venha e você simplesmente reagirá, refletirá como um espelho. Um Buda nunca pensa, pois não é preciso; seja o que for que a vida lhe traga o Buda responde. Não planeje com antecipação, planejar é repetir o que fez no passado, aí você não vive, você fica no passado e comete os mesmos erros desnecessariamente. Não carregue modelos de comportamento; sempre que acontece um problema, se você busca o modelo no passado para agir conforme sua memória, você perde. A vida é sempre nova, os modelos são sempre velhos. A vida é como um pássaro no céu, voa não deixa vestígios e o céu continua tão vazio como antes. Seja como um pássaro, mova-se de acordo com o que o momento lhe solicitar, de acordo com o que a sua inteligência lhe disser naquele instante. Em amor não se planeja; que adianta pensar; quando encontrar meu amor eu o beijarei, eu o abraçarei, etc. Se você planejar, você não poderá ser espontâneo nem contar consigo mesmo, é até possível que, planejando, esqueça-se realmente de encontrar o seu amor. Todavia, por ter medo de se esquecer de quem ama, é que você planeja, força-se a ser lembrado. Se o amor existe não precisa pensar a respeito, pois o pensamento é um substituto, cria uma ilusão de realidade. Você pensa: eu verei meu amor e sorrirei; aí o sorriso vem aos lábios mas não sai do coração, é como um quadro pintado, não está borbulhando dentro de você. Se você sorrir, que seja de dentro de você; se ficar com raiva, que seja de dentro de você; se você ama, ame de dentro de você e com todo o seu ser; partilhando. Se você não quer saber de nada, não queira saber de nada; não queira saber com todo o seu ser. Assim, as pessoas sabem que não podem contar com você e não fica iludindo-as e iludindo-se. Isto é que é ser virtuoso e digno de confiança. Haja o que houver, o que existe é verdade. Não use máscara, viva a sua realidade, mas para isso seja real com você mesmo, se for irreal com você os outros lhe verão com desconfiança e só poderá contatar com quem vai-lhe enganar também. Se você é real, você é divino e o mundo desaparece, porque o mundo é ilusório.

4 de abril de 2009

Trechos de Livros

Coração 1932

Após os trabalhos do dia, reunamo-nos para conversar acerca do Coração. Ele nos conduzirá através dos domínios da Terra para o mundo sutil, a fim de nos aproximar da esfera do Fogo.

Coração

1.Ver com os olhos do coração; escutar os ruídos do mundo com os ouvidos do coração, prescrutar o futuro com a compreensão do coração; assim deve-se percorrer impetuosamente o caminho da ascensão. A criatividade abrange o potencial ardente e se satura com o sagrado fogo do coração. Portanto, no caminho para a Hierarquia, no caminho para o Grande Serviço, no caminho para a Comunhão, a síntese é o único caminho luminoso do coração. Como podem os raios irradiar, se a chama não está acesa no coração?

... A coragem nasce do coração puro. Pode-se compará-lo também a uma rosa, onde o significado da flor está no grande número de pétalas; mas o despetalar danifica a própria flor, mantenha-se, assim, a defesa do coração. É sábio compreender que só o senhor da flor tem acesso a todas as pétalas.

... Eu aconselho a fazer do Ensinamento uma necessidade de cada dia. Eu aconselho a observar como serão bem sucedidas as condições ao vosso redor! Em grupos coesos, é especialmente necessário vigiar seus pensamentos mútuos para que eles não sobrecarreguem e interrompam a corrente. Esta simples disciplina é aconselhada em muitos Ensinamentos, mas cada livro deve recordá-la, pois o que é mais necessário e mais essencial não é praticado na vida.
É uma grande felicidade para Nós quando podemos confiar tão plenamente em alguém como em Nós mesmos. Assim, poderosa é a fortaleza do coração aberto!

... O Ensinamento da vida é incessantemente derramado sobre a Terra durante todos os tempos. É impossível imaginar a existência terrena sem esta ligação com o Mundo Invisível. Como âncora de salvação, como luz que guia, o Ensinamento fortalece nosso avanço entre as trevas. Mas em meio ao derramamento da Graça, como nas ondas do mar, pode-se perceber o ritmo em especiais crescimentos decisivos, e então aparecem os Ensinamentos. Assim pode-se conscientizar o ritmo de todo este mundo, com seu crescimento e submersão, em outras palavras, traçar a evolução da existência...

...Não são muitos os que conhecem os fogos do coração e, entretanto, essas tochas devem dar luz para todos...

...Onde ocorrem frequentemente conversações espirituais, acumula-se uma aura especial. Mesmo que tais conversações não sejam perfeitas, elas se revelam como pedras de toque para os presentes.

...verdadeiramente, só o coração nos dá imortalidade...

... as nuvens precedem a tempestade; assim antes da afirmação da Verdade sempre aparecem as nuvens...

... o erro das pessoas consiste, geralmente, em presumir que a energia seja gasta apenas nas grandes ações, esquecendo que a mesma energia, tão preciosa em sua essência, é imensamente desperdiçada nas pequenas ações...

... o aperto do coração não decorre dos sonhos maus, mas de uma tensão dos desejos luminosos. A angústia do coração, antes de tudo, enche nossa essência com a substância da força...

... um anfitrião sábio não ascende todos os fogos sem Ter um motivo especial. Os relatos antigos referem-se à montanha circundada pelo fogo, mas também, em, nenhuma parte dizem que o fogo ardia continuamente; ele se levanta de acordo com a necessidade - o olho de Brahma, ou as asas, ou os raios da laringe, ou todos os outros vinte e um fogos principais - é preciso permitir que lampejem de acordo com a sua natureza...

...buscai todas as coisas que são sutis e refinadas em sua essência e comungai com elas. Eu me refiro não só a objetos como também as pessoas...

... Portanto, testai o mundo pelo coração!

...Depois de todas as demarcações, chegaremos inevitavelmente à síntese do coração. Não é preciso mencionar que o silêncio procede a mistura de todos os sons. Por isso, aprendamos a comparar o coração com o silêncio...

...assim como a prece do coração não precisa de palavras, igualmente o silêncio que preencheu o espaço não necessita de fórmulas...

... assim, pois, o coração intensificado pelo silêncio é repleto como um dínamo, palpita ao ritmo do mundo, e os desejos pessoais se transformam em Vontade Universal que guia. Deste modo se desenvolve a cooperação com os mundos distantes...

... a pureza do coração é a posse mais necessária...

...O poder do coração vence absolutamente tudo. O coração pode conhecer o significado dos acontecimentos distantes, o coração pode voar, fortalecendo os elos necessários. O coração pode unir-se aos mundos distantes...

...a Era de Maytréia é a era do coração...

... a saúde é consequência do passado; por isso, é mais sensato para o dono da casa Ter cuidado para não criar consequências...

... os curadores são divididos em dois grupos: um cura mediante a imposição das mãos ou o olhar direto; o outro envia uma corrente do coração á distãncia...

... já existem muitas conquistas heróicas entre as mulheres, mas agora, em lugar da chama da fogueira, à mulher é dado o fogo do coração. Não esqueçamos que para cada conquista é importante, é necessário o princípio feminino como base e essência. O coração não pode se abrir para o mundo sutil, se ele não for compreendido por meio de uma conquista heróica...

... quando os construtores do grande plano são chamados, não pode haver relatividade. Quando a hora é perigosa, o coração dói...

...a convulsão do mundo é como uma convulsão do coração...

... durante o sono o coração pode propiciar observações notáveis. Pouco a pouco, será possível evidenciar a atividade do coração em relação à sua participação na vida do Mundo Sutil...

... o passado pode, temporariamente, privar das conquistas do presente. Assim, nosso poder se multiplica quando transportamos nossa consciência para o futuro. Cada símbolo do passado nos faz retroceder e dá força ao cruzarmos as correntes. Deve-se lembrar especialmente esta lei nos dias de tensão atmosférica. Portanto, as reencarnações, são pouco mencionadas em alguns Ensinamentos, com o propósito de dirigir ainda mais para o futuro. É muito bom que não pronuncieis e até tente esquecer alguns nomes. Não se deve renovar as vibrações gastas!

...Nós sabemos muito bem que o aperfeiçoamento não é alcançado por um mergulho no passado, mas sim por uma aspiração irresistível para o futuro...

... O Mestre dirige as correntes, mas o coração do próprio Mestre algumas vezes necessita de uma substância unificadora; neste caso, a energia do discípulo tem uma significação especial. O mestre deve ficar muito agradecido quando a energia purificada do discípulo ascende em poderosa espiral. Isto se chama a roda da cooperação...

... A tranquilidade do coração não significa a imobilidade. O coração flamejante não pode ser imobilizado. A tranquilidade do coração significa firmeza e inabalabilidade...

... a imunidade está contida no coração...

Livro do Coração 1932 - Signos de Agni Ioga

3 de abril de 2009

Compaixão

Compaixão não é Ter um coração transbordante de piedade para com os outros. Compaixão é um amor tão profundo que você está disposto a fazer o que for preciso para trazer consciência a uma situação.


Deixe-me lembrá-lo de uma situação que aconteceu na vida de Jesus. Ele pegou um chicote e entrou no grande templo de Jerusalém. Um chicote na mão de Jesus? Este é o significado das palavras de Buda:
"Uma mão ferida não pode segurar veneno".
Sim, Jesus pode segurar um chicote, não há problema; o chicote não pode se apoderar dele. Ele permanece alerta, tamanha é a sua consciência.
O grande templo de Jerusalém havia se tornado um lugar de assaltantes; um roubo sutil acontecia ali. Havia cambistas dentro do templo, e eles exploravam o país inteiro.Jesus entrou no templo vizinho e virou as mesas dos cambistas, jogou seu dinheiro e criou tamanho tumulto que eles fugiram. Eles eram muitos e Jesus estava só, mas com tamanha fúria, tamanho fogo!
E isso tem sido um problema para os cristãos. Como explicar o acontecido? Pois o esforço deles está em provar que Jesus é uma pomba, um símbolo da paz. Como ele pode pegar um chicote em suas mãos, ser tão furioso, tão raivoso, virando as mesas dos cambistas e os expulsando do templo? E sua energia deve Ter sido uma tempestade; eles não podiam enfrentá-lo. Os sacerdotes, negociantes e cambistas fugiram todos, gritando: "Este homem enlouqueceu!"
Os cristãos evitam esta história. Não há necessidade de evitá-la se você compreender este sutra de Buda:

Uma mão não ferida pode segurar veneno
Os inocentes não são afetados.

Jesus é absolutamente inocente! Ele não é violento ou destrutivo - esta é sua compaixão, seu amor. O chicote em suas mãos é o chicote nas mãos do amor.

The Book of the Books - OSHO
Vol.4 discurso 15